Sabe aquele ditado que a grama do vizinho sempre é mais verde? Pois bem, neste conteúdo você vai aprender a como plantar grama e a cultivar o seu jardim para que ele esteja mais verdinho do que nunca e, claro, cheio de boas energias para você e seu lar.
Continue a leitura e aprenda dicas para cultivar a grama e preparar bem o solo para receber deixar sua casa com um lindo e saudável jardim. Separe seu bloco de notas e aproveite!
Navegue pelo conteúdo:
- Defina a área
- Escolha o tipo de grama
- Comece a preparar o solo
- Faça o plantio
- Dicas para cultivar a grama sempre verde
- Sua casa com um belo jardim
Leia também: Jardim no quintal: aprenda como fazer o seu
Defina a área
O primeiro passo de como plantar grama é definir qual a área e, assim, medir a mesma. Dessa forma, é possível saber a quantidade de grama que será utilizada. Além disso, preste atenção se é o lugar ideal para esse tipo de plantio. Isso porque, se as pessoas costumam passar com frequência por lá, as chances de que a grama cresça saudável são pequenas.
Escolha o tipo de grama
Pode parecer estranho, mas existem diferentes espécies de gramas, por isso, o segundo passo é definir qual a que você vai plantar. Para isso, você vai precisar conhecer os tipos de grama para jardim e as características de cada uma. Confira as duas principais mais utilizadas em lares no Brasil:
- Grama Esmeralda: conhecida por suas folhas finas e estreitas, ela é recomendada para regiões com clima mais quente, já que tem boa tolerância ao sol e à seca, além de não precisar de muita água para se desenvolver. Outro ponto positivo é que o seu crescimento é lento, por isso, suas podas podem ser menos frequentes – em geral uma vez ao mês.
- Grama São Carlos: com folhas largas, ela promove uma boa cobertura do espaço e é ideal para grandes ambientes. Além disso, não exige muita manutenção em relação à fertilização, pois tem baixa exigência nutricional. No entanto, tem crescimento rápido e o indicado é que seja podada a cada dez dias.
Comece a preparar o solo
O terceiro passo de como plantar grama é a remoção de qualquer tipo de substância que possa interferir no plantio ou danificar a planta, ou seja, mato, ervas daninhas, entulhos e pedras. Além disso, vale lembrar que o nivelamento do local e a adubação são muito importantes para que o plantio seja eficiente.
Faça o plantio
Por último, você deve fazer o plantio. Comece alinhando as placas de grama lado a lado para que as raízes possam crescer uniformemente. Após plantada, é só irrigá-la para que fique bem fixada no solo e atentar-se à manutenção diária para ter um jardim sempre verdinho. Faça todo o processo com calma e se precisar, chame outras pessoas para ajudarem e garanta que todos os passos sejam feitos da forma correta.
Dicas para cultivar a grama sempre verde
Agora que você já sabe como plantar grama, o próximo passo é aprender como cuidar dela e deixá-la saudável e bonita. Confira algumas dicas:
- Irrigação: entenda quantas vezes por semana ou mês é necessário irrigar o tipo de grama que você plantou;
- Adubação: essa fase começa só após a grama já estar estabilizada. Lembre de comprar uma mistura com matéria orgânica que tenha os nutrientes necessários para a grama crescer saudável;
- Poda: de forma geral, o recomendado é cortar a grama sempre que ela ultrapassar 5cm;
- Controle de pragas: por fim, mas não menos importante, preste atenção na invasão de qualquer praga e, se preciso for, contrate um profissional para te ajudar nessa tarefa.
Sua casa com um belo jardim
Depois de aprender como plantar grama, coloque nossas dicas em prática e leve um pouco de verde para sua rotina. E se você estiver procurando um novo cantinho para chamar de seu, não deixe de escolher um que comporte esse projeto. No QuintoAndar, você aproveita mais de 70 filtros de busca para te ajudar e achar os imóveis com quintal do jeito que você sempre sonhou. Tudo isso de uma forma muito simples e rápida.