Montar e decorar uma cozinha rústica é como uma expedição na natureza: você escolhe os melhores itens para levar com você, que facilitem essa conexão com o ambiente e, ao mesmo tempo, te trazem conforto. Isso porque a decoração rústica remete ao que é campestre.
Caracterizada pelo forte uso da madeira, uma cozinha rústica é muito mais que isso. É um ambiente que acolhe a quem chega pela simplicidade dos seus elementos, que remetem à vida no interior. Um estilo de viver – e também de decorar – mais simples, bem prático mas que dá vontade de sentar e passar horas ali.
Assim, fazendo uma analogia, uma cozinha rústica é como uma boa comida caseira: não precisa de muito para dar um quentinho no coração.
Confira a seguir dicas para montar e decorar uma cozinha rústica. Prepare um chá ou um cafezinho pra entrar no clima e vem com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
- Como decorar uma cozinha rústica
- Móveis para cozinha rústica: a madeira como elemento principal
- Vá além da madeira: misture-a com outros materiais
- Melhores cores para a cozinha rústica
- Use peças rústicas na decoração da sua cozinha
- Artesanato: o toque pessoal na decoração da cozinha rústica
- Iluminação é fundamental para uma cozinha rústica
- Eletrodomésticos para uma cozinha rústica
- Encontre um novo lar para sua cozinha rústica
Como decorar uma cozinha rústica
Para montar e decorar uma cozinha rústica, você deve pensar: o que precisa ter em uma cozinha? E o que, dentre esses elementos principais, pode ter um toque nesse estilo?
A seguir, trazemos dicas para fazer uma cozinha rústica bem aconchegante e com muita personalidade.
Leia também: O que é decoração rústica e como usar em diferentes ambientes da casa
Móveis para cozinha rústica: a madeira como elemento principal
O mobiliário é um dos pontos-chave de uma cozinha rústica. Para valorizar esse estilo, prefira os móveis de madeira, afinal, esse é o material mais marcante desse tipo de decoração.
O motivo não é à toa: a madeira remete à natureza. É por isso que ao montar a decoração de uma cozinha rústica simples, recomenda-se usar a madeira como principal elemento do ambiente.
Para isso, aproveite toda a variedade de usos da madeira na sua cozinha, como por exemplo:
- Na mesa de jantar;
- Na bancada (no caso de uma cozinha rústica americana);
- Nos armários;
- No piso;
- Nas luminárias;
- E até mesmo no revestimento de uma parede (como no exemplo abaixo).
Outra dica é usar a madeira o mais natural possível, reforçando o aspecto rústico da decoração da cozinha.
Mas atenção: lembre-se de fazer a impermeabilização. Isso porque a madeira in natura tende a se desgastar com o tempo por conta da umidade presente neste ambiente. Para te explicar melhor, o que acontece é que a água acelera a deterioração deste material, inclusive contribuindo para a propagação de fungos e mofo. O que ninguém gosta de ver na cozinha, certo?
Leia também: 6 ideias para montar uma sala de jantar rústica
Vá além da madeira: misture-a com outros materiais
Como falamos, a madeira é o elemento mais marcante de uma decoração rústica. Mas, por outro lado, você não precisa se limitar somente a ela. Afinal, existem várias combinações junto a outros materiais que ficam incríveis!
Prossiga na preferência por elementos naturais. Assim, misture a madeira com linho, pedras (como o granito, como mostra a foto acima) e até mesmo bambu – que aqui vale uma curiosidade vinda do Portal Vituhab da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina):
“Bambu é o nome que se dá às plantas da família das gramíneas, classificadas em dois tipos: Bambuseae e Olyrae, portanto, não podem ser classificados como espécie de madeira ou árvore.”
Ou seja, o bambu é uma planta muito comum nas casas do interior, e que pode dar um toque especial na decoração da sua cozinha rústica.
Voltando à dica de misturar elementos, ao fazer isso, você vai ajudar a tornar seu ambiente mais sensorial e cheio de texturas.
Para caprichar em todos os sentidos, agregue tapetes e cortinas feitas de fibras naturais à sua decoração de cozinha rústica.
Leia também:
– Como fazer uma área gourmet rústica em 9 passos
– Varanda rústica: as melhores ideias para replicar em casa
Melhores cores para a cozinha rústica
Para escolher as cores em uma decoração rústica, é só seguir pelo caminho que temos traçado aqui: dar preferência aos tons que você encontra na natureza. Ou seja, os famosos tons terrosos, como:
- Marrom;
- Alaranjado;
- Vermelho mais escuro;
- Rosa queimada.
Fáceis de combinar, essas cores são quentes e agregam uma sensação maior de estar perto da terra e, consequentemente, da natureza.
Harmonize elas com outras cores neutras no ambiente, como o preto, o bege, o branco e o cinza.
Uma dica é usar os tons terrosos nos tijolos da sua cozinha rústica – como mostra a foto acima. Em um artigo sobre as cores dos tijolos, o portal ArchDaily destaca:
“O tijolo é um dos materiais mais populares para arquitetos que buscam uma estética mais rústica ou vintage tornando os projetos de apartamentos, restaurantes e lojas mais quentes e convidativos. No entanto, a cor e o tipo de corte do tijolo podem influenciar significativamente a atmosfera que emana. Enquanto o tijolo branco se presta a um design mais minimalista, o tijolo marrom, por exemplo, tende a parecer mais rústico e terroso.”
Leia também: Casas rústicas: aconchego e estilo do campo à cidade grande
Use peças rústicas na decoração da sua cozinha
Uma cozinha nesse estilo pode trazer, justamente, peças mais rústicas. Ou seja, com um design simples e robusto, que destaca a beleza do material utilizado.
Por valorizar justamente a matéria usada na peça, é comum que ela tenha algumas “imperfeições”, afinal, é mais bruta. Dessa forma, assim como nenhuma rosa é idêntica a outra – mas cada uma tem a sua beleza –, uma peça rústica para a sua cozinha pode não ser perfeita, mas tem detalhes que fazem dela única e especial.
Alguns exemplos práticos são: as paredes de pedra ficam com o aspecto de pedra mesmo; os móveis ficam em seu estado natural (sem pintura, apenas envernizado) e até mesmo um tronco de árvore que você encontrou, pode se tornar um lindo lustre, como no exemplo abaixo.
Dessa forma, cada elemento traz e monta a sua história com o passar dos anos. Surgindo marcas, lembranças, memórias, de maneira natural. O que faz deles ainda mais rústicos e bonitos. Por isso, aproveite!
Artesanato: o toque pessoal na decoração da cozinha rústica
Trazer artesanato para a sua cozinha rústica é como uma viagem pelo interior do Brasil. Com ampla variedade de materiais – sempre preferindo os que têm ligação com a natureza e a vida campestre –, essas peças têm ainda a vantagem de agregar, de forma muito especial, mais personalidade ao ambiente.
Para este ambiente, invista em peças de cerâmica e de barro, pois são feitas de materiais naturais. Entre elas há opções de canecas, pratos, saladeiras, panelas e muito mais que irão dar um toque rústico muito lindo à sua cozinha.
Mas não é só isso: delicadezas como suporte para prato (o sousplast ou jogo americano) de crochê ou uma passadeira (aquele tapete que fica perto da pia) feita em algodão são outras possibilidades de artesanato para a sua cozinha rústica.
Iluminação é fundamental para uma cozinha rústica
Para quem gosta de cozinhar, é bem importante ter uma iluminação que ajude nisso. Ou seja, precisa de bastante luz para não deixar nenhum detalhe passar despercebido.
Em se tratando de decoração de uma cozinha rústica, a iluminação natural é a ideal, uma vez que é típica das casas do interior – como vemos na imagem abaixo.
Já no caso de iluminação artificial, a dica é optar por lâmpadas em tons mais quentes, como o amarelado e o alaranjado. O motivo é simples: esses tons reforçam as sensações de conforto e aconchego característicos desse estilo, como falamos anteriormente.
Vale também uma atenção ao design das luminárias. Mas, se você chegou até aqui, já faz ideia do que vamos recomendar, não é mesmo? Sim, opte por peças que prezam pela simplicidade. Sempre.
Os materiais também são na mesma linha que te orientamos antes: madeira, ferro, bambu, palha e outros elementos naturais são muito bem-vindos.
Eletrodomésticos para uma cozinha rústica
Aqui o mais importante é que você respeite a sua preferência. Afinal, junto com o estilo rústico, você pode agregar a decoração vintage – com equipamentos clássicos dos tempos dos nossos avós – ou até mesmo a moderna, optando por itens com a tecnologia atual, como mostra a foto abaixo.
No meio do caminho, há ainda os eletrodomésticos no estilo retrô que também ornam com o rústico. Nesse caso, eles trazem um design com referência à década de 1970, mas que aproveita os recursos tecnológicos de hoje.
Dessa forma, opte por utensílios que sejam exatamente como você gosta, independente de serem mais atuais ou mais antigos. O importante é lembrar de separar um local para cada um deles na sua cozinha rústica e saber harmonizar bem os espaços.
Leia também:
– 4 ideias de decoração de cozinha moderna
– Como fazer uma cozinha vintage em 5 passos
– Cozinha retrô: 5 passos para montar a decoração da sua nesse estilo
Encontre um novo lar para sua cozinha rústica
A cozinha é considerada o coração do lar. Quer uma prova? O Censo QuintoAndar identificou que esse é o cômodo preferido das pessoas entrevistadas. E mais: 81% das pessoas brasileiras gostam de cozinhar em casa.
Se você se identificou com essas porcentagens e quer se mudar para um lar que tenha uma cozinha mais aconchegante, o QuintoAndar pode te ajudar.
Com mais de 70 filtros de buscas disponíveis, você pode, por exemplo, optar por um lugar que já seja mobiliado, inclusive especificando – com outro filtro – que prefere uma cozinha com armários.
No passo seguinte, ao olhar os imóveis disponíveis de acordo com as suas preferências, você conta com fotos profissionais. Isso garante uma melhor qualidade das imagens para verificar se a cozinha tem potencial para uma decoração rústica. Além disso, você ainda tem a opção de fazer um tour virtual, que ajuda a tirar possíveis dúvidas antes mesmo de fazer uma visita pessoalmente.