Por mais que passar roupas não esteja entre a lista de tarefas favoritas nas casas brasileiras, é inegável que uma vestimenta livre de amassados faz total diferença na aparência durante o dia.
Mas devido à variedade de opções no mercado, escolher o melhor ferro de passar roupa pode ser uma missão complicada, já que existem modelos para todos os gostos, com preços, tipos de manuseio e funcionalidades diferentes.
Para te ajudar na tarefa, explicamos pontos para se levar em consideração na hora de selecionar o melhor ferro de passar roupa para a sua casa. Confira abaixo!
Navegue pelo conteúdo
- Como escolher o melhor ferro de passar roupa
- 1. Ferro seco
- 2. Ferro a vapor
- 3. Ferro portátil
- Tipos de base
- 1. Base de cerâmica
- 2. Base de durilium
- 3. Base antiaderente
- Sua casa do seu jeito
Leia também: Aprenda 6 truques de como passar roupa
Como escolher o melhor ferro de passar roupa
Os utensílios podem parecer todos iguais à primeira vista. Afinal de contas, foram criados com o mesmo intuito: desamassar camisas, calças, vestidos e outros tipos de peças que compõem o vestuário.
Contudo, novas funções são desenvolvidas e aprimoradas à medida que a tecnologia avança e, por isso, escolher o melhor ferro de passar roupa para sua casa pode ser um pouco mais difícil do que era há alguns anos.
Por mais que a variedade de opções possa dificultar a escolha, primeiramente é preciso avaliar quanto você está disposto a investir no equipamento e definir se prefere optar por um modelo mais tradicional ou com novas funções.
Confira abaixo a diferença entre eles e descubra o melhor ferro de passar roupa para ter no seu lar!
1. Ferro seco
O ferro seco é o modelo mais tradicional entre as opções disponíveis e é ideal para quem prioriza melhores preços no mercado.
O utensílio é leve, simples e conta com um sistema de aquecimento rápido. Por esses motivos, ele se destaca como o melhor ferro de passar roupa para quem o utiliza todos os dias.
Esse tipo de ferro se sai muito bem em roupas de tecidos mais leves. Por outro lado, pode apresentar um pouco de dificuldade na hora de desamassar tecidos mais grossos. Outra desvantagem é que o gasto com energia é maior quando comparado aos demais tipos de ferro.
2. Ferro a vapor
O sistema a vapor utiliza água para deixar o tecido mais maleável e fácil de passar. Por isso, além de consumir menos energia durante a atividade, o ferro a vapor é ótimo para desamassar roupas pesadas e com tecidos mais grossos, como os jeans.
Ele também se sai muito bem nas peças mais delicadas, já que o calor do vapor é suficiente para reduzir os amassados.
Com esse combo de características, o ferro a vapor desponta como o melhor ferro de passar roupa para aqueles que buscam por economia de energia elétrica e mais facilidade na rotina da casa.
Por outro lado, o produto possui um valor relativamente mais alto quando comparado a outros tipos de ferro. Além disso, o peso pode ser um empecilho para quem busca um item mais leve.
Há dois modelos de ferro a vapor disponíveis no mercado:
- Tradicional: a roupa deve estar pendurada em um cabide na hora de passar, já que o utensílio funciona na vertical.
- Misto: esse tipo de ferro funciona na horizontal e deve contar com o apoio de uma tábua de passar.
3. Ferro portátil
A grande vantagem do ferro portátil é a praticidade, já que é possível levá-lo para todos os lugares.
Essa opção se sai muito bem em peças que já foram passadas e precisam apenas de retoques em alguns amassados. Se você costuma viajar com frequência, esse pode ser o melhor ferro de passar roupa para as suas necessidades.
Contudo, o preço pode ser desanimador quando comparado às outras opções e esse pode não ser o melhor investimento para quem pretender ter o utensílio como o único item da casa.
Leia também: 5 truques de como tirar mancha de desodorante da roupa
Tipos de base
Os tipos de base do equipamento também devem receber a devida atenção no momento de escolher qual o melhor ferro de passar roupa para atender às suas necessidades.
Afinal de contas, é preciso entender quais revestimentos são ideais para cada tipo de tecido. Dessa forma, é possível escolher o melhor ferro de passar roupa para a sua casa, prolongar a vida útil do utensílio e evitar danos às peças do seu guarda-roupa.
1. Base de cerâmica
Dos mais pesados e grossos aos mais delicados, a base de cerâmica proporciona um bom desempenho para desamassar todos os tipos de tecido. Justamente por esse motivo, é considerado um dos melhores materiais no mercado para compor o ferro de passar roupas.
2. Base de durilium
A base de durilium apresenta um bom desempenho nos ferros a vapor. No dia a dia da casa, esse material facilita o processo de desamassar qualquer tipo de tecido, inclusive aqueles mais diferenciados, como os sintéticos.
3. Base antiaderente
Esse material só é recomendado para peças com tecidos mais delicados, já que evita que o ferro grude nas roupas ou danifique-as com algum dipo de mancha.
Além disso, a limpeza da base antiaderente é bem fácil. Basta apenas passar um pano úmido.
Leia também: 6 dicas caseira de como clarear roupa branca
Sua casa do seu jeito
Gostou das dicas? Agora ficou muito mais fácil investir no melhor ferro de passar roupa para manter suas vestimentas sempre impecáveis e facilitar a rotina de cuidados domésticos de forma prática, rápida e segura.
Quer ler mais conteúdos como esse? Aqui no Meu Lugar você encontra muitas outras dicas de cuidados com o lar e ideias de decoração para deixar seu cantinho do seu jeito. Que tal continuar navegando para encontrar outras sugestões de organização e praticidade para a sua casa?
E se você está procurando um novo espaço para chamar de seu, o QuintoAndar pode te ajudar! São mais de 70 filtros de pesquisa em nosso site ou app para encontrar o imóvel que você sempre quis. Você pode fazer um tour virtual e agendar sua visita em apenas um clique.