O que fazer em Vitória: 17 atividades que não podem faltar na sua programação

Está em busca de novas opções para curtir a cidade? Então confira nosso guia com os principais passeios culturais, gastronômicos e históricos da capital do Espírito Santo

Por Redação - 13/01/2022 às 18:02
Atualizado: 30/08/2024 às 15:27
Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Vitória mostra imagem panorâmica de Vila Velha, no Espírito Santo

Cultura, gastronomia, boemia e belezas naturais são apenas algumas referências que fazem com que a capital do Espírito Santo não deixe nada a desejar.

Seja você um morador recém-chegado ou alguém planejando mudar de cidade, nosso artigo traz dicas valiosas sobre o que fazer em Vitória. Quer saber mais? Então continue a leitura e se prepare para viver momentos inesquecíveis!

Navegue pelo conteúdo

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Procurando o que fazer em Vitória? Primeiro conheça a história da cidade

Antes de mais nada, é importante entender algumas características de Vitória. Por isso, vale citar que além de ser uma das cidades mais antigas do Brasil, o município é um arquipélago formado por 33 ilhas e uma porção continental.

Assim, ao mesmo tempo em que respira história, essa também é uma das menores capitais do Brasil em tamanho e número de habitantes. Por lá, moram cerca de 322 mil pessoas em uma área de 93,38 km², de acordo com o IBGE e informações da prefeitura local.

Contudo, apesar de relativamente menor em extensão se comparada a outras metrópoles do país, a capital do Espírito Santo dá um verdadeiro show quando o assunto é qualidade de vida, bem-estar e altos índices de desenvolvimento humano.

No ranking Desafios da Gestão Municipal, por exemplo, Vitória ficou em segundo lugar e despontou entre as capitais brasileiras com alguns dos melhores indicadores em infraestrutura, saúde, sustentabilidade, educação, mobilidade urbana e segurança.

Agora, aqui vai uma curiosidade: você sabia que Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil? Pois é! Junto a Florianópolis, em Santa Catarina, e São Luís, no Maranhão, a capital capixaba integra as três capitais do Brasil em ilhas do Oceano Atlântico.

Ou seja, já deu para perceber que a região é um prato cheio para quem prioriza morar bem, não é mesmo? Então continue a leitura deste artigo e confira o que fazer em Vitória!

O que fazer em Vitória: praias

A orla de Vitória é um espetáculo à parte. Até porque, convenhamos: uma das vantagens de morar em uma cidade com atrativos à beira-mar é poder aproveitar um pouquinho da brisa que mistura areia e água salgada no dia a dia, não é mesmo?

Seja para dar um mergulho refrescante, praticar atividades ao ar livre ou apenas apreciar bons momentos à natureza sozinho, com a família ou entre amigos, as praias de Vitória estão entre as principais opções de lazer da cidade.

Leia também: Melhores bairros de Vitória reúnem belezas naturais, infraestrutura e qualidade de vida

Enseada do Suá

Além da região comportar o centro financeiro da capital do Espírito Santo, a Enseada do Suá se destaca como um dos principais cartões-postais da cidade quando o assunto envolve praias com estilos e paisagens diferentes para todos os tipos de público.

Conheça um pouco das principais praias de Vitória na Enseada do Suá:

Praia de Guarderia

Se você gosta de fazer caminhadas aproveitando um litoral mais calmo, sem toda aquela movimentação dos grandes centros urbanos, essa pode ser a praia perfeita para você!

A Praia de Guarderia é mais intimista: além de pequena, não conta com muitos quiosques ou restaurantes, sendo ideal para quem quer explorar o contato com a natureza.

Praia Santa Helena

Vai passear em família? Então aposte na Praia Santa Helena! Ao mesmo tempo em que proporciona águas rasas e tranquilas, a infraestrutura local atende às principais necessidades e favorece momentos de relaxamento.

Ilha de Camburi

Diretamente do norte da cidade, a Praia de Camburi tem fácil acesso e infraestrutura completa na região. Por lá, é possível praticar esportes aquáticos e aproveitar as pistas da orla para fazer caminhadas ou corridas.

Curva da Jurema

Não é à toa que a Curva da Jurema leva o título de uma das praias mais populares de Vitória. Afinal, a faixa da areia dessa região transmite perfeitamente a energia da capital capixaba: uma mistura de belezas naturais com infraestrutura da cidade.

Dessa maneira, a praia localizada na Ilha do Boi proporciona atividades para todos os tipos de público. Por lá, moradores e visitantes podem aproveitar desde mergulhos nas águas calmas até esportes aquáticos.

O que fazer em Vitória: parques

Você é daqueles que adora atividades ao ar livre, mas prefere diversificar e fugir um pouco das praias? Então saiba que Vitória também não decepciona neste tópico!

Parque Moscoso

Imagem panorâmica com vista para o lago de um dos parques da capital de capixaba em um dia de céu azul
A área de conservação de Vitória corresponde a 40% da cidade

Direto do coração da cidade, você encontra um dos principais parques do município. Além de ser o mais antigo de Vitória, o Parque Moscoso cativa os visitantes com os monumentos históricos cercados por uma beleza natural preservada.

Funcionamento do Parque Moscoso

Endereço: Av. Cleto Nunes, s/n – Centro
Telefone: (27) 3381-6819
Funcionamento: Diariamente, das 5h às 22h (Fechado nas segundas, entre 9h e 17h, para manutenção)
Entrada: Gratuita

Confira a localização:

Parque Botânico Vale

Imagem de parte do Parque Botânico Vale com vista para uma cerca de madeira e parte da estrutura do local
O Parque Botânico Vale conta com mais de 140 espécies de plantas e animais

Gosta de apreciar a natureza? Então uma das florestas mais importantes do Brasil vai chamar sua atenção! O Parque Botânico Vale de Vitória é uma unidade de conservação da Mata Atlântica com cinco trilhas ecológicas.

Funcionamento do Parque Botânico Vale

Endereço: Av. dos Expedicionários, s/n – Jardim Camburi
Telefone: (27) 3333-6200
Funcionamento: Segunda a sexta, das 6h às 16h
Funcionamento das trilhas: Segunda a sexta, às 9h, 10h, 14h e 15h. Finais de semana e feriados, às 10h, 11h, 14h e 15h
Entrada: Gratuita

Confira a localização:

Parque Pedra da Cebola

Foto mostra a Pedra da Cebola, uma das principais vistas do Parque Pedra da Cebola
Achou o nome curioso? Então espere para conhecer o local pessoalmente!

A pedra que inspirou o nome do parque passou por processos geológicos naturais e, por isso, lembra uma cebola. Dessa maneira, o parque que cerca a Pedra da Cebola se tornou ponto turístico da capital capixaba e atrai moradores e visitantes.

Então se você está procurando o que fazer em Vitória, esse é um dos locais que vale a visita. Por lá, existem lagos, mirantes e diversas espécies de animais silvestres para observar e se sentir mais perto da natureza.

Uma dica valiosa é visitar o local no fim da tarde. Afinal, o pôr do sol proporciona paisagens encantadoras.

Funcionamento do Parque Pedra da Cebola

Endereço: Av. Saturnino de Brito, 595, Praia do Canto
Telefone: (27) 3235-9862
Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h30. Fechado nas segundas para manutenção
Entrada: Gratuita

Confira a localização:

Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias
Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias Anunciar imóvel

Leia mais: Parque Moscoso e outros paraísos naturais: conheça os encantos dos melhores parques em Vitória

O que fazer em Vitória: cultura

Se você busca experiências enriquecedoras, a capital capixaba conta com várias alternativas para mergulhar na cultura e história da região. Isso só é possível porque a cidade tem forte herança cultural e belos monumentos históricos para encantar os amantes da arte que procuram o que fazer em Vitória.

Ilha das Caieiras

Se está preparado para essa imersão, então comece na Ilha das Caieiras, na região da Grande São Pedro.

O bairro guarda traços da antiga vila de pescadores, que aproveitam para comercializar pescados frescos também pela região. Além de peixarias, você encontra restaurantes para degustar uma saborosa (e famosa!) moqueca capixaba admirando o visual.

Imagem que ilustra o que fazer em Vitória mostra moqueca capixaba. Foto por Marcelo Moryan | MTur
Caminhando pelas ruas bucólicas, é possível acompanhar o processo de trabalhadores, como desfiadeiras de siri e limpadores de mariscos

Paneleiras de Goiabeiras

Ainda na Ilha das Caieiras, vale a visita até as Paneleiras de Goibaeiras, local onde surgiu a verdadeira panela de bairro.

Ir até a associação das paneleiras é uma oportunidade única para, por exemplo, bater um papo com as paneleiras e ver de perto o trabalho dessas mulheres tão importantes para a cultura de Vitória!

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Vitória mostra uma paneleira de Goiabeiras fazendo uma panela à mão. Foto: Vitor Jubini/MTur
As paneleiras de goiabeiras confeccionam a panela de barro, um dos maiores destaques do artesanato capixaba

Palácio Anchieta

Esse é, sem dúvidas, um dos tesouros históricos e arquitetônicos do Espírito Santo. Construído em 1568, o palácio foi residência oficial de governadores e, hoje, abriga a sede do governo estadual. Assim, o Palácio Anchieta respira cultura enquanto promove visitações gratuitas aos espaços de estrutura colonial.

Imagem que ilustra matéria sobre o que fazer em Vitória mostra fachada principal do Palácio Anchieta
O Palácio Anchieta permite resgatar a história e cultura da cidade

Funcionamento do Palácio Anchieta

Endereço: Praça João Clímaco, s/n – Centro
Telefone: (27) 3636-1032
Funcionamento: Terça a sexta, das 9h às 17h; e sábado e domingo, das 9h às 16h
Entrada: Gratuita

Confira a localização:

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma iniciativa de conservação e preservação das tartarugas marinhas que encanta turistas e moradores de Vitória. Por este motivo, se você está procurando o que fazer em Vitória e quer apostar em algo super diferente e fora da caixinha, o local surpreende com experiências fascinantes!

Além das exposições educativas, você poderá ficar bem perto de tartarugas enquanto aprende sobre a importância da conservação marinha.

Imagem panorâmica da fachada de entrada do Centro de Visitantes Tamar Vitória
Essa é uma ótima forma para entrar em contato com a natureza e aprender sobre educação ambiental com a família

Funcionamento do espaço:

Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700 – Enseada do Suá
Telefone: (27) 3225-3787
Funcionamento: Quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h
Entrada: Moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, crianças de até 5 anos de idade e servidores da Prefeitura de Vitória têm entrada gratuita. Para outros visitantes, o valor é de R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Para mais informações: tamarvitoria@tamar.org.br 

Confira a localização:

Outras atividades culturais em Vitória

Mas, além da resistência cultural em meio à infraestrutura comum de outras grandes cidades, em Vitória existem variadas opções de passeios que recheiam a agenda cultural capixaba, como:

  • Planetário de Vitória;
  • Palácio da Cultura Sônia Cabral;
  • Centro Cultural Sesc Glória;
  • Centro Cultural Sesi;
  • Galeria Homero Massena;
  • Teatro Carlos Gomes;
  • MAES – Museu de Arte do Espírito Santo;
  • Biblioteca Pública do Espírito Santo;
  • Museu de Ciências da Vida – UFES.

Leia também: Morar em Vitória: conheça um pouco mais sobre como é a vida na capital capixaba

Vida noturna em Vitória

Imagem que ilustra matéria sobre o que fazer em Vitória mostra vista panorâmica da praia da cidade a noite
Vitória tem uma vida noturna animada com opções para todos os públicos

Triângulo das Bermudas

Quem ama a boemia e busca o que fazer em Vitória à noite, pode apostar na infraestrutura de serviços dos bares e restaurantes do famoso Triângulo das Bermudas.

O local fica no bairro Praia do Canto e é point da noite capixaba. Em outras palavras, é lá que você encontra uma das melhores variedades de bares, restaurantes, pizzarias e até sorveterias. Vale a pena conferir! 

Centro de Vitória

Agora se você curte um bom samba, a dica é ir ao Centro de Vitória. É lá que ficam as melhores rodas de samba da cidade.

Em síntese, o local mais tradicional é o Bar da Zilda, um lugar simples, com uma deliciosa comida de boteco (não deixe de experimentar os itens que estão na estufa, principalmente o bolinho de salmão!) e cerveja bem gelada. Tudo de bom para curtir com a música que costuma ter no local. 

No Centro, há também a Casa de Bamba, que tem uma atmosfera mais boêmia e elegante, mas com música muito boa na programação. Além disso, o espaço se destaca quando o assunto é happy hour!

Rua da Lama

Outras boas opções você encontra na Rua da Lama, cujo nome oficial é Rua Anísio Fernandes Coelho – mas duvido você encontrar um capixaba que saiba o nome de registro dela.

Essa rua fica perto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e também de algumas faculdades particulares. Por isso, costuma ser o point dos universitários da região.

Nela, você encontra bares e botecos de diferentes tipos. Não deixe de experimentar a coxinha do Bar Cochicho da Penha (um local pequeno, simples, mas muito tradicional), além do famoso petisco chamado “kieber” do Bar Abertura. Feito com peito de frango empanado e recheado com presunto e queijo, o kieber desse bar em específico costuma agradar a moradores e turistas também!

Jardim Camburi

Um dos bairros que tem despontado com boas opções de restaurantes e bares é Jardim Camburi. Por ter atraído muitos moradores para a região, surgiram diversas opções para sempre ter o que fazer.

Uma dica para quem está na dúvida entre churrasco e frutos do mar é aproveitar os restaurantes Coronel Picanha e Ilha do Caranguejo. Além de vizinhos, os restaurantes funcionam de forma amigável. Assim, podem ser uma boa opção para famílias onde nem todo mundo gosta só de carne vermelha ou só de peixes. 

A cidade ainda possui casas de shows, como o Ilha Shows e Espaço Patrick Ribeiro, além de boates variadas. Como a programação desses locais costuma variar bastante, recomendamos verificar direitinho antes de ir. 

Shoppings em Vitória

Vai às compras? Então fique sabendo que na Enseada do Suá está situado o principal shopping da cidade, o Shopping Vitória, que conta com diversas lojas famosas, praça de alimentação, além de salas de cinema para proporcionar atrativos para todas as idades.

Mas se você gosta mesmo é de diversificar, confira outras boas opções de shoppings que contam com serviços variados e também agradam os frequentadores:

  • Masterplace Mall;
  • Shopping Boulevard da Praia;
  • Shopping Day By Day;
  • Shopping Rio Branco;
  • Galeria Tiffany Center;
  • Shopping Centro da Praia;
  • Plaza Shopping Jardim Camburi.

Que tal conhecer as principais capitais do Brasil?

Procurando mais conteúdos como esse? Aqui no MeuLugar, você encontra diversos artigos com dicas sobre passeios, melhores bairros e todas as curiosidades que você precisa conhecer sobre as capitais brasileiras. Continue navegando e confira!

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Leia também: Conheça o Transcol, o sistema de transportes que liga os municípios da Grande Vitória com tarifa única



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.


Leia também