Escolher o local perfeito para chamar de lar é uma decisão que impacta diretamente na qualidade de vida de toda a família. Nesse sentido, as casas de um bairro residencial se destacam entre quem procura um ambiente tranquilo, seguro e acolhedor para iniciar uma nova jornada.
Se você quer saber todas as características deste tipo de local, continue a leitura deste artigo e saiba mais!
Navegue pelo conteúdo
- O que é um bairro residencial?
- Quais são os tipos de bairro?
- Bairro residencial
- Bairro industrial
- Bairro comercial
- Bairro misto
- Bairro rural
- E qual é a diferença entre bairro e endereço?
- Vantagens de morar em um bairro residencial
- 1. Segurança
- 2. Estrutura completa
- 3. Qualidade de vida e bem-estar
- Como escolher um bairro residencial para morar?
- 1. Avalie a localização
- 2. Verifique os índices de segurança
- 3. Cheque a infraestrutura disponível
- 4. Conheça a vizinhança
- O QuintoAndar te ajuda a encontrar seu novo lar
Leia também: 10 dicas de como escolher um bairro para morar
O que é um bairro residencial?
Entre os tipos de bairros existentes, o bairro residencial é aquele que possui a maioria das construções voltadas para a moradia. Nele, é comum encontrar casas, apartamentos, condomínios e outros tipos de residências. Ou seja, existe a predominância de residências e a infraestrutura do espaço é voltada para proporcionar uma atmosfera e vantagens habitacionais.
Nesse sentido, o bairro residencial é projetado para oferecer um ambiente tranquilo e seguro que prioriza o conforto e bem-estar dos moradores.
Eles são vantajosos especialmente em cidades muito urbanas, como as grandes capitais do país, já que criam um espaço destinado ao descanso e voltado para o convívio familiar.
Quais são os tipos de bairro?
Antes de mais nada, um bairro é uma divisão administrativa caracterizada por uma identidade e função específica. No geral, os bairros contam com ruas, avenidas, residências, comércios locais e, por vezes, instalações públicas.
Veja abaixo quais são os tipos de bairros existentes:
Bairro residencial
Conforme explicado anteriormente, o bairro residencial é uma área onde as construções são majoritariamente destinadas à habitação. Dessa forma, essa região costuma ser mais tranquila e silenciosa do que os demais tipos de bairros.
Bairro industrial
Os bairros industriais são aqueles que possuem a maioria de suas construções voltadas para a indústria. Nesse sentido, é comum encontrar fábricas, armazéns e outros estabelecimentos relacionados à produção de bens e serviços, por exemplo.
Além disso, os bairros industriais costumam emitir mais ruídos e poluição do que os bairros comerciais ou residenciais.
Bairro comercial
Os bairros comerciais são aqueles que contam majoritariamente com lojas voltadas para o comércio e serviços. Ou seja, é onde você encontra supermercados, restaurantes, bancos, hospitais, escolas e outros estabelecimentos.
Assim, eles recebem um fluxo diário de pessoas muito maior e, por isso, são mais movimentados do que um bairro residencial.
Bairro misto
Já viu moradias em locais com comércio? Então é muito provável que esse local seja um bairro misto! Afinal, os bairros mistos misturam diferentes atividades, como comércio, serviços e moradias. Isso significa que esses locais são mais dinâmicos e oferecem mais opções para o dia a dia dos moradores da região.
Bairro rural
Por fim, o bairro rural está fora da zona urbana, onde a agricultura é a atividade predominante. De toda forma, esses locais costumam ser mais tranquilos e silenciosos em relação aos ambientes urbanos.
E qual é a diferença entre bairro e endereço?
Bairro e endereço são conceitos diferentes, mas estão relacionados. Enquanto o endereço se refere à localização específica de um imóvel, o bairro é uma área mais ampla que abrange diversas propriedades.
Ou seja, o endereço indica o local exato, incluindo a rua e o número da casa, apartamento ou loja, por exemplo. O bairro, por outro lado, fornece uma referência mais geral sobre a região onde a propriedade está situada.
Vantagens de morar em um bairro residencial
Aqui estão algumas vantagens de escolher um bairro residencial para morar:
1. Segurança
Um bairro residencial é conhecido por proporcionar um ambiente tranquilo e seguro, com ruas arborizadas, ausência de tráfego intenso e uma sensação de comunidade ideal para diferentes tipos de famílias.
2. Estrutura completa
Esses bairros muitas vezes contam com uma infraestrutura voltada para o lazer e o convívio social. Praças bem cuidadas, parques, clubes e espaços destinados a atividades comunitárias proporcionam oportunidades para interações sociais, além de aumentar a sensação de bem-estar entre os moradores.
3. Qualidade de vida e bem-estar
A menor concentração de poluição sonora e atmosférica, juntamente com a presença de espaços verdes, contribuem para um estilo de vida mais tranquilo.
Como escolher um bairro residencial para morar?
Escolher o tipo de bairro ideal para morar depende das necessidades e preferências de cada pessoa. Nesses termos, para quem busca tranquilidade e qualidade de vida, por exemplo, o bairro residencial pode ser uma excelente opção!
Agora, você deve se lembrar de considerar alguns fatores antes de escolher uma região para começar uma nova vida.
Confira abaixo como escolher um bairro para morar:
1. Avalie a localização
A localização é um fator importante a ser considerado, pois influencia na sua qualidade de vida. Então, se você trabalha ou estuda fora de casa, é importante escolher um bairro que seja próximo do seu local de trabalho ou estudo.
2. Verifique os índices de segurança
A segurança é outro fator importante a ser considerado. Pesquise o índice de criminalidade da região antes de fechar negócio.
3. Cheque a infraestrutura disponível
Verifique se o bairro possui os serviços essenciais que você precisa, como escolas, hospitais, supermercados e transporte público.
Além disso, veja se é possível escolher um bairro que tenha parques, praças ou outros espaços verdes à disposição. Isso porque esses locais são importantes para recarregar as energias após um dia cansativo e melhorar a qualidade de vida.
4. Conheça a vizinhança
Os vizinhos também podem impactar diretamente no bem-estar dos moradores de uma nova casa. Por isso, vá ao local em horários alternados para conhecer a vizinhança e decidir se aquele é o tipo de ambiente que você deseja.
O QuintoAndar te ajuda a encontrar seu novo lar
Depois dessas informações, você com certeza está pronto para iniciar sua pesquisa e encontrar um bairro residencial com todas as características que você precisa.
E nessa etapa fundamental, conte com os recursos que o QuintoAndar oferece para tomar as melhores decisões! Acesse o site ou app e explore as melhores casas e apartamentos disponíveis para comprar ou alugar em mais de 70 cidades brasileiras. São inúmeras facilidades disponíveis para você sua família!