A decisão de morar sozinho ou sozinha pela primeira vez é sempre um momento de grande ruptura na vida de uma pessoa. Geralmente, significa sair da casa dos pais, pros mais jovens. Ou talvez até o fim de um casamento, caso a pessoa nunca tenha morado sozinha antes. E se você está nessa fase na sua vida, trouxemos uma série de dicas preciosas, que vão te ajudar a se virar e aproveitar ao máximo esta nova etapa da vida!
Faça um levantamento dos custos
Morar com os pais, pra muitos jovens, é sinônimo de ter todas as despesas da casa pagas. Se é o seu caso, saiba que na casa nova você vai precisar se organizar. Afinal, mesmo que os pais ajudem, será necessário administrar o dinheiro. Pra você não correr o risco de gastar mais do que pode e deixar as contas pendentes. Pode te ajudar na organização:
- Planilhas de organização financeira: para que você tenha uma visualização de gastos fixos como aluguel, luz, alimentação, transporte e internet, faça das planilhas sua aliadas;
- Saiba quanto você ganha: saber o valor total que você ganha vai te ajudar a entender até quanto pode gastar. Mesmo que esse valor venha de uma mesada, por exemplo, você controla as entradas e saídas para que o valor do aluguel não pese no final do mês;
- Procure por opções que caibam no bolso: ao procurar por um imóvel, você pode utilizar mais de 60 filtros pra buscar imóveis no QuintoAndar. Eles te ajudam a encontrar o mais adequado ao seu orçamento. E, o mais importante: do jeitinho que você quer!
Para te ajudar a organizar as contas para sair de casa de um jeito econômico e consciente, confira o vídeo que a Nath Finanças preparou especialmente para o QuintoAndar e que vai te ajudar nesta jornada:
Ao morar sozinho na primeira vez, alugue
Quem nunca foi incentivado a realizar o tão propagado sonho da casa própria? Bom, como você está começando a construir a sua independência financeira, procure não dar um passo maior que a perna. A maioria dos jovens ainda não juntou patrimônio. E se endividar com prestações de um imóvel nesta fase da vida pode não ser uma escolha muito acertada.
O aluguel, além de custar menos, vai te dar mais mobilidade nesta etapa de tantas incertezas. Se você decidir fazer um intercâmbio no exterior, por exemplo, é muito mais fácil deixar um imóvel alugado. O financiamento é um compromisso financeiro de prazo muito longo. E vender o imóvel no futuro pode não ser tão fácil.
Ao alugar, dê preferência por um apê mobiliado
Jovens no começo da vida universitária costumam ter pouco tempo e pouco dinheiro. Portanto, um apartamento mobiliado pode ser muito útil, já que móveis não são baratos e as compras exigem que você pesquise.
Se mudar pra um imóvel totalmente equipado é a solução ideal para quem precisa se mudar com urgência e tem pouco tempo livre para se ocupar com visitas a lojas de decoração e de móveis. Economia e praticidade!
Caso não seja mobiliado, trace prioridades ao mobiliar
Você não encontrou um imóvel mobiliado ao seu gosto? Ou simplesmente prefere comprar suas próprias coisas? Não tem problema. Neste caso, o importante é não se preocupar em montar todo o apartamento de uma só vez. Priorize os itens mais essenciais, como geladeira, fogão e cama. Depois, vá comprando o restante aos poucos.
Uma dica é fazer um chá de casa nova com os amigos e pedir utensílios de presente. Aproveite para brindar essa nova fase da vida com pessoas que estão sempre torcendo por você!
Aproveite para conhecer a história de Nathalie Jourdan, inquilina do QuintoAndar, que conquistou a liberdade de morar sozinha e montou uma decoração minimalista em seu apê no Rio de Janeiro:
O que comprar para a primeira casa?
Montar o seu cantinho com uma decoração que reflita a sua personalidade é uma das etapas mais gostosas de morar sozinho. Durante essa fase, é importante se atentar também em economizar nas compras. Por isso, a Nath Finanças preparou um conteúdo especial que vai a fazer as melhores escolhas na hora de comprar seus itens. São 5 dicas essenciais para te ajudar a economizar na hora da mudança. Confira:
Organize-se pra não deixar a bagunça tomar conta
Morar sozinho, entre outras coisas, é descobrir que a louça não se lava por conta própria. Sabemos que a vida é puxada se você estuda e trabalha, por exemplo. Mas isso não pode ser desculpa pra você deixar a bagunça reinar na casinha nova. Afinal, ela é o seu novo lar e não tem nada pior do que viver no meio do caos e da desordem.
Por isso, separe uma hora do seu dia, de preferência a mesma hora todos os dias, pra dar aquela organizada na casa. Fazendo um pouco a cada dia, você não acumula nenhum serviço.
Se vire na cozinha, pra não viver de macarrão instantâneo
Como resistir ao apelo dos alimentos congelados, das guloseimas industrializadas e do clássico macarrão instantâneo depois de ficar sem a comidinha deliciosa da mãe ou do pai? Aprendendo a cozinhar!
Ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser nenhum chef de cozinha nem gastar muito dinheiro pra se virar bem no fogão. Antes de morar sozinho, peça ajuda a alguém da sua família e comece a preparar pratos simples. Quando não souber o que fazer, lembre-se de que a internet, com milhares de receitas disponíveis, pode ser uma grande aliada!
Fique de olho no vencimento das contas
Pra quem nunca se preocupou em pagar boletos, essa parte prática da vida adulta pode ser uma tarefa penosa. Mas tudo depende da forma como você encara as coisas.
Que tal colocar todos os pagamentos no débito automático e tentar agrupá-los para a mesma data, casada com o pagamento do salário ou da mesada?
Outra dica é colocar lembretes no celular ou na geladeira. Se atrasar os pagamentos, além de pagar multa, você pode ter transtornos como o corte da energia elétrica. Já pensou chegar em casa cansado e encontrar tudo às escuras? Ninguém merece!
Busque sua nova casa pelo QuintoAndar
O QuintoAndar é uma imobiliária digital líder em alugueis residenciais no Brasil. Por isso, se você está em busca de uma casa ou apartamento pra alugar e morar sozinho ou sozinha, veja se o QuintoAndar está em sua cidade e comece a buscar!
+Leia Também:
– Tudo que você precisa saber sobre contrato de aluguel de imóvel
– Anunciar imóvel grátis: passo a passo para divulgar o seu