O termo townhouse vem da junção das palavras em inglês town (cidade) e house (casa). Embora seja um estilo de moradia muito conhecido no exterior, as townhouses vem ganhando destaque no Brasil. E o sucesso não é à toa: esse tipo de imóvel oferece o espaço e conforto de uma casa tradicional aliado às praticidades de um condomínio.
Assim, além de um design moderno, uma townhouse proporciona diversas vantagens aos moradores, como maior aproveitamento das áreas comuns e integração social entre os vizinhos.
Por isso, se você está pensando em investir em um novo lar que equilibre comodidade e segurança, saber mais sobre as características deste tipo de moradia pode facilitar esse processo.
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo para saber tudo sobre as townhouses. Vamos lá?!
Navegue pelo conteúdo
- O que significa uma townhouse?
- O que é um apartamento townhouse?
- Diferença entre townhouse e casas unifamiliares
- Quais são as características de uma townhouse?
- Fachada individualizada
- Áreas externas privativas
- Estacionamento privativo
- Vantagens de morar em uma townhouse
- Segurança
- Mais contato com a vizinhança
- Espaço e conforto
- Acesso a áreas comuns
- Vale a pena investir em uma townhouse?
- Que tal encontrar uma townhouse para ser seu novo lar?
Leia também: Como é a casa dos sonhos? Conheça as características mais desejadas pelos brasileiros para seu lar ideal
O que significa uma townhouse?
Uma townhouse é um tipo de residência formada por um conjunto de casas que se conectam pelas paredes laterais externas.
Também chamada de casa geminada, esse tipo de moradia costuma ter dois ou mais andares, pode ter quintais ou varandas privativas e ainda dispõe de ambientes de uso comum dos moradores, como praças, churrasqueiras, quadras esportivas e áreas gourmet, por exemplo.
O termo surgiu na Inglaterra para nomear residências construídas para acomodar famílias de classe média-alta que buscavam uma moradia mais espaçosa nas grandes cidades durante as férias. Com o tempo, o conceito se espalhou para diferentes países, se adaptando às necessidades e estilos arquitetônicos locais.
Apesar das variações, a essência das townhouses permanece a mesma: ser uma boa opção para quem busca mais privacidade e espaço do que os disponíveis em apartamentos, mas sem a necessidade de adquirir um grande terreno para isso.
Assim, os moradores podem ter um bom equilíbrio entre o conforto e a privacidade de uma casa tradicional com as conveniências da vida em um condomínio fechado.
O que é um apartamento townhouse?
Esse é um tipo de moradia que combina elementos de casa e apartamento. A princípio, se trata de uma residência horizontal com dois ou três andares, onde as unidades compartilham pelo menos uma parede com as casas vizinhas.
Esse estilo de construção é popular em áreas urbanas e se destaca tanto pela privacidade e espaço disponível dentro de casa quanto pela praticidade e segurança de um condomínio.
Isso acontece porque as townhouses costumam ser construídas em fileiras, formando um conjunto de imóveis interligados que, na maioria das vezes, estão dentro de um condomínio.
Em outras palavras, townhouse é um prédio pequeno com poucos andares que une características tanto de casa, quanto de apartamento.
Diferença entre townhouse e casas unifamiliares
Embora as casas unifamiliares tenham semelhança com as townhouses, existem algumas diferenças entre elas.
As casas unifamiliares são residências independentes que geralmente ocupam um único lote de terra mas que, no entanto, não possuem compartilhamento de estrutura.
Por outro lado, as townhouses são construídas em fileiras e compartilham, obrigatoriamente, as paredes laterais com as unidades vizinhas.
Quais são as características de uma townhouse?
A estrutura de uma townhouse pode variar conforme a região, mas algumas características são comuns entre esse modelo de moradia. Nesse sentido, uma das principais é o compartilhamento de elementos estruturais entre as unidades, como paredes e telhados, além da arquitetura padronizada que oferece um visual uniforme.
No Brasil, além dessas particularidades, as townhouses são comumente encontradas em condomínios fechados, onde costumam apresentar:
Fachada individualizada
Apesar de compartilharem paredes, cada unidade possui uma fachada própria, permitindo personalização da entrada conforme o estilo dos moradores.
Áreas externas privativas
Embora não seja uma regra, muitas townhouses oferecem pátios, varandas ou pequenos jardins privativos, além das áreas externas compartilhadas.
Estacionamento privativo
A maioria das townhouses inclui vagas de estacionamento exclusivas, seja em garagens individuais ou em áreas reservadas para os moradores.
Leia mais: Mudança de endereço: 10 dicas para uma transição tranquila para o seu novo lar
Vantagens de morar em uma townhouse
De antemão, esse modelo de imóvel oferece uma série de benefícios que podem tornar a moradia mais atraente para muitas pessoas.
Agora que você já sabe o que é townhouse, chegou a hora de entender as vantagens deste tipo de construção:
Segurança
Uma das razões para a popularidade das townhouses no Brasil é a segurança. Afinal, elas geralmente estão localizadas em condomínios com portaria e monitoramento 24 horas. Essa é uma característica que proporciona mais tranquilidade para os moradores.
Mais contato com a vizinhança
A townhouse é construída em conjuntos ou complexos residenciais, o que colabora com a sensação de comunidade entre os moradores.
Além de ser outro fator que contribui com a segurança do lar, essa proximidade entre os vizinhos pode promover boas interações sociais.
Espaço e conforto
Essas moradias são conhecidas por serem espaçosas e funcionais, ideais para quem busca conforto e praticidade. Além disso, a townhouse permite que os moradores personalizem a decoração e o layout interno conforme as necessidades.
Acesso a áreas comuns
Por fim, uma das vantagens de morar em uma townhouse é o acesso a áreas comuns, como piscinas, quadras esportivas e áreas de lazer infantil. Essas comodidades garantem momentos de diversão e relaxamento para toda a família sem que seja necessário sair de casa.
Vale a pena investir em uma townhouse?
Investir em uma townhouse pode ser uma excelente escolha, especialmente para quem busca um equilíbrio entre espaço, segurança e qualidade de vida. Afinal, as townhouses combinam o melhor dos dois mundos: oferecem a privacidade e o espaço de uma casa com a segurança e a infraestrutura de um condomínio.
Contudo, um dos principais atrativos desse tipo de investimento é a valorização imobiliária. Como a demanda por esse estilo de moradia está em alta no Brasil, as townhouses tendem a valorizar ao longo do tempo, o que representa uma excelente oportunidade de retorno financeiro no futuro.
Além disso, o custo-benefício é interessante. Comparadas a imóveis de luxo ou grandes apartamentos, as townhouses oferecem áreas privativas e o acesso a espaços comuns sem os altos preços de mansões e coberturas.
A crescente procura por moradias que unem segurança e conforto sem abrir mão de espaços mais amplos também faz das townhouses uma opção cada vez mais valorizada.
Que tal encontrar uma townhouse para ser seu novo lar?
Agora que você já conhece todas as vantagens de morar em uma townhouse, conte com o QuintoAndar para dar o seu próximo passo em busca do imóvel perfeito!
Na nossa plataforma, você encontra diversas opções de moradias para comprar ou alugar. E o melhor: com os mais de 70 filtros de busca, fica ainda mais fácil encontrar a opção ideal para as suas necessidades.
Depois de escolher suas opções favoritas, é só fazer o agendamento direto na plataforma. Não há necessidade de fazer contato com corretores e você ainda pode fazer um tour virtual antes de agendar uma visita presencial. Aproveite!
Carregando comentários...