Comprar uma casa com jardim e desfrutar de um belo e exuberante espaço com flores e plantas é um prazer para os sentidos, não é mesmo? No entanto, algumas espécies exigem cuidados e atenção que nem sempre podemos dar a elas. Pode ser por falta de tempo, porque não somos bons em jardinagem ou porque não temos conhecimento suficiente.
Seja como for, você não precisa mais abrir mão de ter um belo local com flores e belas folhagens. Para te ajudar nessa missão, nós resolvemos listar 16 plantas para jardim, incluindo algumas sugestões de plantas com flores, que são capazes de resistir ao sol escaldante e ao frio do inverno e continuar a crescer esplendidamente.
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Samambaias (Pteridium aquilinum)
- 2. Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
- 3. Moreias (Muraenidae)
- 4. Orelha-de-elefante (Colocasia gigantea)
- 5. Babosa (Aloe Vera)
- 6. Planta jade (Crássula Ovata)
- 7. Hera (hélice de Hedera)
- 8. Íris Azul (Iris germanica)
- 9. Jasmim chinês ou falso jasmim (Trachelospermum jasminoides)
- 10. Cravo (Dianthus caryophyllus)
- 11. Lavanda (Lavandula officinalis)
- 12. Laurustino (Viburnum tinus)
- 13. Amor-perfeito (Viola x wittrockiana)
- 14. Agapanthus (Agapanthus africanus)
- 15. Gerânio (Pelargonium spp)
- 16. Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
- Quais são as plantas de jardim mais fáceis de cuidar?
- Quais são as plantas mais populares?
- Saiba mais sobre plantas
- O seu espaço com um super jardim
1. Samambaias (Pteridium aquilinum)
Começamos com a indicação de uma das mais famosas plantas do Brasil. Quem é que não conhece uma samambaia? Portanto, se você está com a ideia de investir em plantas para o seu jardim, as samambaias são perfeitas para plantar em ambientes que não recebem tanta luz solar direta, como jardins de inverno e quintais com muita sombra.
2. Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
Outra planta super conhecida no território brasileiro é a Espada de São Jorge. Essa planta ficou conhecida devido algumas crenças em relação ao seu poder de proteção e também por ser uma espécie que não necessita de cuidados diários.
Considerada por muitas pessoas como um grande amuleto de proteção, a Espada de São Jorge não pode ficar de fora da lista de plantas para jardim, já que é uma planta perfeita para decoração e não precisa ser regada com frequência. O que sugerimos é que você, sempre que possível, sinta a umidade da terra. Se não estiver úmida, coloque um pouco de água e verifique novamente seu estado depois de alguns dias.
No inverno, é importante diminuir a quantidade de água, com um espaço de tempo de 20 dias entre uma rega e outra.
3. Moreias (Muraenidae)
A moreia é perfeita para plantar em pequenos jardins e espaços como varandas de apartamentos. Ela é uma planta considerada bastante resistente e perfeita para ambientes externos.
Outra vantagem da moreia é que ela floresce várias vezes ao ano e, apesar de preferir um clima moderado, se adapta facilmente ao clima frio, ao calor e à chuva. Fica linda em canteiros. É uma planta que prefere o sol pleno, mas também se desenvolve em meia sombra.
4. Orelha-de-elefante (Colocasia gigantea)
Se você prefere as plantas maiores, com certeza vai se apaixonar pela orelha-de-elefante. Essa planta é tropical e alcança quase 3 metros de altura, exibindo folhas grandes, pontudas e que parecem verdadeiras orelhas-de-elefante.
Para o cuidado de uma planta como essa, sugerimos que ela seja cultivada a pleno sol ou no máximo meia sombra, pois é uma planta de clima temperado, subtropical e tropical. A orelha-de-elefante não se adapta muito bem durante o inverno e não tolera geadas – por isso, atente-se para o clima na sua cidade.
Se você for plantá-la em solo firme, o mesmo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido levemente úmido.
5. Babosa (Aloe Vera)
A Babosa também é outra espécie de plantas para jardim bem popular no Brasil e no mundo, principalmente em assuntos relacionados à medicina natural. Inclusive, é possível extrair o gel da babosa para fazer hidratação no cabelo! Para isso, basta abrir a folha com cuidado e retirar o gel que ela retém dentro.
Essa planta se desenvolve em qualquer tipo de solo, mas se adapta melhor aos terrenos leves e arenosos. Suas folhas são verdes, grossas, suculentas e medem de 30 a 60 centímetros de comprimento, com flores vistosas de tonalidade branca e amarelada.
É uma planta que não exige muitos cuidados de manutenção e também não precisa de muita água.
Leia também: Guia completo de como plantar suculentas
6. Planta jade (Crássula Ovata)
A planta jade é um tipo de suculenta que possui folhas bem carnudas e arredondadas, sempre na cor verde, assim como a pedra jade.
É considerada uma planta resistente, mas precisa de alguns cuidados para ela crescer e permanecer linda durante mais tempo. Pode plantar em áreas internas e externas, adoram a luz do sol, mas não se adaptam a um solo encharcado – e a falta de água pode causar o ressecamento e a queda das folhas.
Os melhores períodos para a fertilização acontecem durante o verão e a primavera.
7. Hera (hélice de Hedera)
Se você quer uma trepadeira para cobrir uma parede ou uma treliça em seu jardim, a hera é uma alternativa a considerar porque, além de ter folhas bonitas, brilhantes e de um verde intenso, é muito fácil de cuidar.
E como é uma planta perene, permanecerá ótima durante todo o ano. A única coisa que você terá que fazer é monitorar seu crescimento e podá-la de vez em quando – caso contrário, pode ficar fora de controle.
8. Íris Azul (Iris germanica)
Com grandes flores roxas ou violetas (apesar do nome), esta planta é perfeita se a jardinagem não é o seu forte, mas, ainda assim, você não quer abrir mão de ter um jardim bonito e colorido.
A íris azul, ou também conhecida como falsa-íris, floresce na primavera e no verão, iluminando qualquer canto onde você o colocar, seja diretamente no solo ou em um vaso. Na hora de plantar, não precisa de um substrato especial (qualquer um serve) e suporta as condições mais extremas. Uma espécie mais do que interessante.
9. Jasmim chinês ou falso jasmim (Trachelospermum jasminoides)
Do vasto universo de trepadeiras floridas que existem, o falso jasmim tem algo especial. Suas pequenas flores brancas são verdadeiros elementos de decoração e, além disso, exalam um aroma muito agradável. E o melhor é que é uma planta muito forte e resistente, que crescerá sem problemas em qualquer solo, mesmo que você não a regue regularmente.
10. Cravo (Dianthus caryophyllus)
Você está procurando uma planta com flores resistentes que não lhe dê dores de cabeça? Aposte no cravo, elegante e cativante.
Quase não precisa de cuidados e suporta calor e frio intensos. Depois de plantar, pedirá apenas regas leves e regulares e iluminará qualquer espaço com as suas flores particulares desde o início da primavera até ao final do verão. Um clássico que amamos.
11. Lavanda (Lavandula officinalis)
A lavanda simples e aromática é uma ótima alternativa para jardins de baixa manutenção que exigem plantas fortes e que exigem pouca demanda.
Sua maior atração são suas flores, alongadas, de cor roxa e com um perfume inconfundível e delicioso. A lavanda se adapta perfeitamente ao ambiente, então você dificilmente terá que se preocupar em regá-la: ela resistirá à seca.
12. Laurustino (Viburnum tinus)
O Laurustino é um arbusto bastante particular que pode crescer muito e atingir até quatro metros de altura. Além de ser uma planta para jardim resistente, tem a particularidade de florescer durante todo o inverno e exibir flores bonitas e curiosas até à primavera.
Você pode plantá-la para compor sebes ou de forma isolada. Seja como for, o também conhecido como louro selvagem dará um toque diferente ao seu jardim.
13. Amor-perfeito (Viola x wittrockiana)
Se você está procurando um motivo para plantar amores-perfeitos em seu jardim, hoje vamos dar vários, e todos eles poderosos.
Além de ter uma longa floração de lindas flores de diferentes cores, é uma planta simples e pouco exigente. Resiste bem a baixas temperaturas e não precisa de muita atenção.
Regue com frequência, mantenha o substrato drenado e ela não pedirá mais. Por sua beleza e baixa manutenção, o amor-perfeito é altamente recomendado para quem está querendo começar a cultivar plantas no jardim.
14. Agapanthus (Agapanthus africanus)
Seja no solo ou em vaso, o agapanto é uma boa opção para plantar em um jardim de baixa manutenção, pois não requer muitos cuidados. Temos a certeza que você vai gostar dela pelas suas flores originais brancas ou azuladas, e porque as exibe ao longo da primavera e do verão.
Não se preocupe se você mora em uma área de frio intenso no inverno, porque o agapanto não vacila, mesmo que as temperaturas caiam abaixo de – 10 graus. Além disso, é capaz de resistir bem a pragas e doenças.
15. Gerânio (Pelargonium spp)
O gerânio vem iluminando varandas durante toda a sua vida com suas flores coloridas. É uma planta simples e bonita, muito grata e fácil de cultivar. Você não precisa ser um especialista em jardinagem para conseguir uma floração abundante durante todo o ano com exemplares de várias cores: rosa, vermelho e branco.
Antes de plantar, saiba que ela só precisa de um pouco de sol e rega abundante no verão. Caso contrário, você dificilmente precisa se preocupar com o gerânio no inverno.
16. Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
Pode ser cultivado ao ar livre sem problemas, pois é resistente e pode crescer em condições adversas. Suporta o frio e baixas temperaturas, embora não faça mal dar-lhe alguns mimos em forma de adubo ou alguma poda que o reforce.
O crisântemo agradecerá com flores espetaculares e lindas que serão um dos maiores encantos do seu jardim na primavera.
Quais são as plantas de jardim mais fáceis de cuidar?
Quem não tem muita experiência com cultivo, a dica é começar pelas plantas mais fáceis de cuidar. Dentre as plantas para jardim, são elas:
- Samambaia;
- Espada de São Jorge;
- Babosa;
- Hera;
- Íris Azul;
- Cravo;
- Amor-perfeito;
- Agapanto;
- Gerânio.
Quais são as plantas mais populares?
Como temos uma ampla variedade de vegetação e climas no Brasil, as plantas mais populares podem variar muito de uma região para outra. Mas uma coisa é certa: tem plantas para jardim que são bem comuns de encontrar na sua vizinhança ou ao redor do seu lar. Confira:
- Suculentas;
- Babosa;
- Amor-perfeito;
- Samambaia;
- Cravo;
- Espada de São Jorge;
- Lavanda.
Saiba mais sobre plantas
Cuidar de um jardim é como entrar em um novo mundo. Para que você se sinta bem à vontade, separamos 10 conteúdos especiais sobre plantas. Confira:
- 10 plantas de sombra para ter dentro de casa
- Plantas: como decorar e deixar a casa mais verde
- Decoração: escolha a planta que combina melhor com você
- Plantas de crescimento rápido: 6 espécies para ter em casa
- Varanda com plantas: dicas de decoração pro “quintal” do apartamento
- 6 dicas para montar um jardim de inverno em casa
- Plantas pendentes: conheça as espécies e como cuidar
- 5 ideias de jardim de escada para fazer em casa
- Selvas urbanas: como usar as plantas pra decorar e purificar o ar da sua casa
- Plantas em casa: faça esse teste divertido para descobrir que tipo combina melhor com você
O seu espaço com um super jardim
Agora que você já conhece os nomes de plantas para jardim e aprendeu sobre o cultivo delas, já é possível escolher quais são as suas preferidas para colocar a mão na massa, deixando o seu espaço com mais vida e colorido. E se você está à procura de um novo local para morar, conte com o QuintoAndar.
E para a sua busca ficar ainda mais personalizada, você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual – inclusive achar o cantinho que será o seu novo jardim.
Leia também: O que é composteira doméstica, quais são os benefícios e como fazer uma?