Que o Rio de Janeiro é bonito todo mundo sabe, agora já imaginou ver a Cidade Maravilhosa lá do alto? Pois bem, além de visitar o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar, outra forma de ter uma vista privilegiada é por meio de trilhas no RJ

Então, se você está a procura de o que fazer na capital carioca e curte ecoturismo, sem dúvidas elas são um prato cheio. Não é uma tarefa fácil listar as melhores trilhas do Rio de Janeiro, mas neste conteúdo separamos o nosso top 10. Então, aproveite o conteúdo e anote todas as nossas dicas. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo: 

1. Trilha da Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e não só é uma atração para visitantes, como também para moradores que curtem uma trilha. O recomendado é você fazer o passeio com um guia turístico ou alguém que conheça bem o caminho para não passar perrengue. 

Isso porque é uma trilha de nível intermediário a avançado e, na maioria das vezes, é feita com equipamentos de segurança, já que há vários pontos íngremes e escorregadios. Ela inicia na Barrinha, na Barra da Tijuca, e seu trajeto de subida dura, aproximadamente, de três a quatro horas – dependendo da sua passada. 

Mas, acredite: a vista lá de cima é de tirar – ainda mais – o fôlego. Se conseguir, prefira fazê-la em um horário próximo ao pôr do sol para ver o Cristo Redentor e o Morro Dois Irmãos com o céu ainda mais bonito. 

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo: 

Que tal morar na Barra da Tijuca, pertinho da trilha da Pedra da Gávea? Confira abaixo algumas opções para alugar no QuintoAndar:

2. Trilha do Morro Dois Irmãos

Localizado na Favela do Vidigal,  o Morro Dois Irmãos é um dos cartões postais do RJ. Ao contrário da trilha da Pedra da Gávea, para chegar lá em cima no Morro Dois Irmãos a caminhada é de nível intermediário, mas é supersinalizada e leva cerca de uma hora e meia. 

Mas, se você se sentir mais seguro, também é possível contratar um guia. E, apesar de estar em uma das favelas do RJ, a trilha é segura e o recomendado é pegar uma mototáxi ou van na entrada da comunidade para subir até o ponto inicial da trilha. 

Lá de cima, você vai ter uma vista privilegiada da Lagoa Rodrigo de Freitas e das praisa do Leblon e Ipanema. Além disso, no caminho também consegue avistar a Rocinha, a segunda maior do Brasil. 

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo: 

Leia também: Parques no Rio de Janeiro: conheça áreas para lazer e aventura com a exuberância da Mata Atlântica 

3. Trilha da Pedra do Telégrafo

Imagem com vista panorâmica da Pedra do Telégrafo, no Rio de Janeiro.
Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro. Foto| Divulgação: Revista Veja Rio

Com certeza você já deve ter visto uma fotografia de alguém que fez a trilha da Pedro do Telégrafo em que a pessoa segura na pedra e parece estar a beira de um precipício.

Ela é bem famosa entre as trilhas no Rio de Janeiro, por isso, é bem concorrida aos finais de semana principalmente. Ela possui boa sinalização e é de nível leve a moderado. No entanto,se é a sua primeira vez, é uma boa ideia contratar um guia ou ir em grupo. 

O ponto de partida é na Barra de Guaratiba, zona oeste do RJ, na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores e o trajeto de subida dura em torno de uma hora (2km).  

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo:

4. Trilha da Pedra Bonita

Imagem da Pedra Bonita,  noRio de Janeiro.
Pedra Bonita, Rio de Janeiro. Foto | Divulgação: Wikipédia

A Trilha da Pedra Bonita, além de oferecer uma linda vista da Cidade Maravilhosa, também é um point para quem deseja praticar salto de parapente e de asa delta. Além disso, lá de cima é possível avistar a Pedra da Gávea – que, dependendo do ângulo, pode ser um plano de fundo na sua foto. 

O trajeto é de nível leve e bem sinalizado, além disso, você consegue chegar ao topo em, aproximadamente, 45 minutos a uma hora. O ponto de partida é na Estrada das Canoas, em São Conrado, no Parque Nacional da Tijuca.

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo: 

5. Trilha do Morro da Urca

Morro da Urca no Rio de Janeiro.
Morro da Urca, Rio de Janeiro. Foto | Divulgação: Revista Veja Rio

Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, a trilha do Morro da Urca, é uma opção alternativa mais em conta do que o Pão de Açúcar para ver o RJ de cima. A vista é, realmente, maravilhosa e você consegue avistar a Praia de Botafogo, o centro da cidade e até um pouco de Niterói. 

A trilha é bem sinalizada e de nível leve a moderado. O trajeto pode ser facilmente realizado em, no máximo, uma hora. Por ser uma área muito visitada por turistas, é uma trilha bastante segura e fiscalizada, por isso, fique tranquilo e curta o passeio. 

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo:

6. Trilha da Pedra do Macaco

Pedra do Macaco, Rio de Janeiro.
Pedra do Macaco, Rio de Janeiro. Foto | Divulgação: Prefeitura de Maricá

Apesar de não estar na capital, a Pedra do Macaco tem uma trilha que você consegue avistar a cidade do Rio de Janeiro além, é claro, do município de Maricá, na Região dos Lagos, onde ela está localizada. 

Com uma formação rochosa, apesar das sinalizações apontarem que a trilha é de nível fácil, a subida é bem íngreme e pode precisar de cordas em alguns dos trechos. o trecho até a subida é curto (600m) e dependendo do seu fôlego, é possível chegar ao topo em até 45 minutos. Por lá você vai encontrar muitos trilheiros e aventureiros que curtem praticar rapel e escalada. 

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo:

7. Trilha da Pedra do Pontal

Duas mulheres praticando rapel na Pedra do Pontal, no RJ.
Pedra do Pontal, Rio de Janeiro. Foto | Divulgação: Revista Veja Rio – Projeto Desbravando Rio.

No Recreio dos Bandeirantes você vai encontrar a trilha da Pedra do Pontal, de nível leve com duração de, aproximadamente, 30 minutos e não há necessidade de um guia.  Você consegue chegar até o ponto de partida de carro e há estacionamento no local. 

Apesar de oferecer uma vista incrível das Praias do Pontal e da Macumba, a trilha ainda é pouco explorada por moradores e turistas da região. Por lá, também é possível fazer atividades como rapel e escalada contratos serviços antecipados com agências de turismo. 

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo:

More no Recreio e fique próximo de uma das melhores trilhas do RJ. Confira abaixo algumas opções para alugar no QuintoAndar:

8. Trilha do Morro dos Cabritos

Localizada no Parque Natural Municipal da Prainha e proporciona uma vista parcial de várias praias do RJ como Copacabana, Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas. No trajeto de subida, você também encontra o Mirante do Urubu e consegue avistar a ponte Rio-Niterói e até o Pão de Açúcar. 

O ponto de partida fica na Comunidade dos Tabajaras e a caminhada é de nível leve a intermediário e você consegue chegar até o topo em uma hora a uma hora e meia –  se a sua passada for mais lenta. 

Veja a localização exata da trilha no mapa abaixo:

Já pensou em alugar seu próximo cantinho em Copacabana? Confira abaixo algumas opções do QuintoAndar:

More no Rio de Janeiro e planeje sua próxima trilha 

E aí, já fez alguma das trilhas que listamos neste conteúdo? Se ainda não deu o check em alguma delas, chegou a hora de encontrar seu lar e morar no Rio de Janeiro para estar pertinho e conhecer todas elas. 
O QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um lar do jeitinho que você sempre sonhou, próximo a praia e as melhores trilhas do RJ.

Confira abaixo algumas opções para alugar na Cidade Maravilhosa:

© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.