No mundo do mercado imobiliário, construir para vender é uma oportunidade que atrai tanto construtores quanto investidores interessados em bons negócios. Contudo, por mais que o potencial de lucro seja atraente, a construção de imóveis com o propósito de venda também vem com uma série de desafios.
Para que o objetivo alcance bons resultados, é necessário escolher o local ideal, entender o público-alvo, organizar as finanças, garantir a qualidade na construção e muito mais.
Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste guia e veja como prosperar no ramo!
Navegue pelo conteúdo
- Construir para vender: o que é necessário?
- 1. Escolha a localização adequada
- 2. Conheça seu público-alvo
- 3. Não se esqueça do planejamento financeiro
- 4. Cuidado com a qualidade da construção
- 5. Cumpra as exigências legais
- 6. Tenha uma boa estratégia de marketing
- 7. Negocie com cautela
- Quais as vantagens de construir para vender?
- É mais caro comprar ou construir?
- Mas o que sai mais caro em uma construção?
- Qual a forma mais barata de construir?
- Venda seu imóvel mais rápido com o QuintoAndar!
Leia também: Construir ou comprar imóvel pronto? Veja o que vale mais a pena
Construir para vender: o que é necessário?
O mercado imobiliário oferece diversas oportunidades, e uma delas é construir para vender. No entanto, esse tipo de empreendimento exige planejamento e conhecimento para que seja possível tomar boas escolhas.
Dessa forma, quem está interessado em obter retorno financeiro com a construção de casas deve se seguir este passo a passo:
1. Escolha a localização adequada
Escolher a localização correta para construir a casa ou apartamento é fundamental. Assim, antes de iniciar qualquer projeto, pesquise minuciosamente o local onde pretende construir.
Afinal, uma área valorizada e com boa infraestrutura tende a atrair mais compradores em potencial.
2. Conheça seu público-alvo
Não adianta construir um imóvel sem potencial de venda. Para isso, é fundamental entender o perfil dos futuros compradores, bem como suas necessidades e desejos, por exemplo, para projetar residências mais atrativas.
Em outras palavras, isso influenciará no tipo de imóvel que você deve construir, desde tamanho e distribuição de cômodos até os acabamentos.
3. Não se esqueça do planejamento financeiro
Na hora de construir para vender, o objetivo final é o retorno financeiro. Por isso, elaborar um planejamento sólido fará toda a diferença no resultado obtido.
Estime com precisão os custos da construção, incluindo desde materiais e mão de obra até as despesas legais. Além disso, tenha também uma reserva de emergência para possíveis imprevistos. Com tudo isso em mente, defina o preço de venda com margem para obter lucro!
4. Cuidado com a qualidade da construção
Imóveis de alta qualidade atraem compradores. Isso sem falar que, muitas vezes, também podem gerar as famosas recomendações boca a boca. Ou seja, contrato uma equipe competente e invista em materiais de qualidade!
5. Cumpra as exigências legais
Quer evitar problemas no futuro? Então cumpra todas as exigências legais, como as licenças e normas necessárias para construir na região escolhida.
6. Tenha uma boa estratégia de marketing
Sim, você não leu errado. Mesmo no mercado imobiliário, desenvolver uma estratégia de marketing é fundamental para atrair compradores.
Assim, é possível usar as mídias sociais e até mesmo parcerias com corretores de imóveis locais para promover seus empreendimentos e obter retorno em um menor espaço de tempo.
7. Negocie com cautela
Negociar com potenciais compradores exige cuidado. Por este motivo, se prepare para discutir detalhes, esclarecer dúvidas e, quando possível, adaptar o acordo às necessidades do cliente.
Aqui vai uma dica extra: após a negociação, deixe o espaço aberto para o suporte pós-venda. Isso ajuda a construir uma boa reputação no mercado imobiliário, especialmente se você resolver construir outros empreendimentos destinados para a venda!
Quais as vantagens de construir para vender?
Se você deseja investir em imóveis para aumentar o patrimônio, fique sabendo que construir para vender é um tipo de investimento que vale a pena! Afinal, essa é uma escolha com alto potencial de lucro e potencial de crescimento.
Além do potencial de lucro, essa estratégia permite a flexibilidade de escolher o tipo de imóvel que será construído, o design de todo o espaço e a localização.
Contudo, como todo investimento, esse também envolve riscos – como a flutuação do mercado imobiliário. Então, para determinar se vale a pena, considere fatores como demanda na área, custo do terreno, preço de venda previsto, avaliação da concorrência e custos de construção, por exemplo.
Confira algumas das vantagens:
- Potencial de lucro: você pode vender as propriedades a preços superiores aos custos de construção;
- Controle total: liberdade no projeto, possibilitando escolher o design, materiais, localização e outros aspectos importantes;
- Valorização do patrimônio: caso opte por não vender imediatamente, a propriedade recém-construída pode se valorizar com o tempo;
- Potencial de crescimento: se sua estratégia inclui a construção de várias propriedades, isso pode levar a um crescimento sustentávle do seu negócio.
É mais caro comprar ou construir?
A decisão entre construir para vender ou comprar um imóvel pronto depende das circustâncias individuais. Entretanto, no geral, construir acaba sendo mais barato do que comprar o imóvel já finalizado, especialmente por não envolver taxas de imobiliária e transferência, por exemplo.
Lembre-se de avaliar os dois cenários e colocar todas as contas no papel antes de tomar uma decisão! Para saber o valor final, tudo vai depender dos seus objetivos e do tipo de personalização que deseja para o espaço.
Mas o que sai mais caro em uma construção?
Por mais que construir para vender saia mais em conta do que comprar pronto em algumas situações, outros fatores podem elevar os cutsos de uma construção, como os materiais, mão de obra, licenças e o próprio terreno.
Entretanto, a etapa dos acabamentos, como a instalação de pisos, redes elétricas e hidráulicas, portas e revestimentos, por exemplo, é a que tende a custar mair caro durante a construção de um imóvel.
Qual a forma mais barata de construir?
Uma das maneiras de economizar na construção é focar na eficiência dos recursos. Isso inclui planejamento adequado, pesquisa de preço e escolha criteriosa de materiais.
Por isso, procure alternativas mais acessíveis que não comprometam a qualidade.
Venda seu imóvel mais rápido com o QuintoAndar!
Agora que você já sabe as vantagens de construir para vender, falta outra etapa importante: anunciar seu imóvel na imobiliária digital líder do Brasil!
Aqui no QuintoAndar você aproveita todas as vantagens de uma plataforma rápida, prática e segura para iniciar, acompanhar e concluir seu processo de venda.
Funciona assim: você se cadastra no site e aguarda nosso contato. Após a finalização do cadastro, você agenda uma sessão de fotos profissionais do imóvel, feita gratuitamente por um fotógrafo profissional selecionado pelo QuintoAndar.
Terminada essa etapa, o anúncio de venda entra no ar em 24 horas. Depois, você recebe visitas e propostas de interessados até fechar o negócio e receber o valor do imóvel, conforme acordado em contrato. Aproveite!
Carregando comentários...