Personal organizer: o que é e vantagens de contratar o serviço para a organização do lar

Veja como esse profissional pode ajudar a deixar a casa em ordem

Por Redação - 16/09/2022 às 12:03
Atualizado: 18/06/2024 às 09:49
Imagem de uma mulher guardando panos de cama em um guarda roupa para ilustrar matéria sobre os benefícios de contratar um personal organizer

Você já sonhou em ter a casa sempre arrumada, onde cada item tem um lugar correto e tudo parece estar em harmonia? Se a resposta for sim, você pode estar pronto para conhecer os benefícios de contratar um personal organizer!

Afinal, este profissional ajuda a organizar os espaços, otimizar os ambientes e deixar a rotina do lar mais prática e funcional. Além disso, esse é aquele tipo de serviço que combina muito bem com pessoas que não têm tempo para se dedicar à organização ou, até mesmo, não conhecem técnicas que ajudam a dar fim na bagunça. 

Desse modo, preparamos um conteúdo completo sobre o que é um personal organizer e os motivos para contratar um. Se interessou? Então continue a leitura! 

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Dicas práticas de como organizar a casa

O que é personal organizer?

Imagem de uma pessoa guardando roupas em caixas e cestas para ilustrar matéria sobre o que é personal organizer
A profissão de personal organizer surgiu em 1983, nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil nos anos 2000

Em primeiro lugar, o personal organizer – ou consultor de organização, em português -, é um profissional especializado na organização de espaços, sejam eles residenciais ou comerciais

Nesse sentido, a função do personal vai muito além de simplesmente arrumar objetos. Por meio de técnicas específicas, ele desenvolve sistemas e estratégicas para garantir que cada item tenha seu lugar adequado dentro daquele determinado espaço. Isso torna o ambiente mais funcional e agradável ao adaptá-lo à rotina de quem contratou o serviço. 

Além disso, esse consultor também faz a organização de escritórios, prepara mudanças, ajuda a arrumar malas e atua no recomeço de vida pós-luto, pós-reforma e até mesmo na preparação do lar para a chegada de um bebê

Em resumo para você que quer saber o que é personal organizer, esse profissional também evita excessos e descarta aquilo que os clientes não precisam ao aplicar seus conhecimentos nos espaços selecionados. Desse modo, se você é um acumulador, saiba que esse especialista adora técnicas minimalistas e pode mudar sua vida!

Qual é a função de uma personal organizer?

A principal função do personal organizer é ajudar a organizar espaços residenciais ou comerciais de forma prática, dinâmica e funcional, a fim de deixar aquele ambiente mais adaptado à rotina de quem contratou o serviço. 

Portanto, vale lembrar que o serviço de um personal organizer vai muito além de dobrar roupas ou mudar objetos de lugar. 

Dica da especialista

Aline Delavy, personal organizer

Aline Delavy

Personal Organizer

“A Personal Organizer leva praticidade, economia de dinheiro e muito mais tempo para vida de cada cliente, criando sistemas de organização personalizados para cada casa. Fazer o curso profissional lhe dá conhecimento para trabalhar na área levando a organização pro mundo!”

O que o personal organizer faz?

Durante o serviço, o personal organizer irá classificar itens por categorias e poderá descartar (ou doar) aquilo que julgar desnecessário

Agora que você sabe o que é personal organizer, chegou a hora de entender o que esse profissional faz. Antes de mais nada, o consultor de organização é responsável por arrumar ambientes de forma personalizada para que os espaços se adaptem ao perfil, rotina e necessidades de cada cliente. 

Ou seja, cada trabalho é muito específico. Por exemplo, pensar em soluções inteligentes para organizar a casa de uma família com três crianças será bem diferente das estratégias adotadas para a casa de uma pessoa solteira. 

Por isso, o primeiro passo do consultor será observar a rotina dos clientes para montar um projeto que coloque a otimização de espaço e tempo em primeiro lugar. Só depois disso é que ele parte para a arrumação. 

E isso acontece a partir de sistemas de organização onde cada item é classificado de acordo com categorias. Isso ajuda a identificar o que é essencial e o que pode ser descartado, doado ou armazenado com mais eficiência. 

Em seguida, depois acontece a transformação, o personal organizer mostra para o cliente onde cada coisa está e como a técnica deve funcionar no dia a dia. Assim, além de dar uma repaginada no lar, o especialista também ajuda os moradores a criar rotinas mais eficientes. 

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Você também pode querer saber: Armário cápsula: saiba o que é e como montar o seu em 6 dicas

O que o personal organizer não faz?

Imagem de uma mulher organizando os brinquedos de uma criança em caixas para ilustrar matéria sobre o trabalho de um consultor de arrumação
Esse profissional irá criar ambientes funcionais, mas existem algumas áreas que não fazem parte de suas responsabilidades

Embora o personal organizer seja o profissional ideal para ajudar a criar sistemas de organização eficientes para facilitar a manutenção do lar, existem algumas coisas que esse profissional não faz. Aqui estão algumas delas:

Limpeza pesada

Por mais que o personal organizer ajude a organizar itens e sugira métodos de limpeza, eles não farão limpeza pesada em nenhum ambiente, como esfregar pisos, tirar manchas de paredes ou até mesmo passar roupas, por exemplo.

Reparos estruturais

Se forem encontrados problemas estruturais durante o processo de organização do lar, o personal organizer apenas comunicará ao cliente. Nesse sentido, cabe ao proprietário da casa contratar os profissionais adequados para resolver essas questões.

Decoração de interiores

O personal organizer oferece sugestões sobre a localização de itens e móveis para organizar espaços, mas isso não faz deles designers de interiores. Por isso, esse consultor não vai lidar com seleção de cores, texturas ou mobílias, por exemplo.

Saiba mais: 8 ideias para organizar quarto infantil

Quais as vantagens de contratar um personal organizer?

Imagem de uma mulher organizando sapatos de salto em sacolas para ilustrar matéria sobre as vantagens de contratar um personal organizer
O estresse causado pela desorganização do lar no dia a dia pode afetar o bem-estar dos moradores

Além do apelo estético e visual, os serviços de um personal organizer proporcionam mais qualidade de vida aos moradores. Desse modo, separamos abaixo as principais vantagens de contar com o apoio desse profissional. Confira! 

1. Organização de ambientes

Verdade seja dita: organizar é diferente de arrumar. Enquanto arrumar significa colocar alguma coisa em ordem, organizar significa colocar algo para funcional. Ou seja, em outras palavras, organizar um espaço é o mesmo que setorizar e padronizar, já que separa os itens por funcionalidade de acordo com a rotina do ambiente.

2. Otimização de espaço e tempo

A ideia por trás desse serviço é que os objetos fiquem setorizados em espaços que façam sentido para o cliente. Ou seja, ao reorganizar itens da casa, o personal organizer ainda otimiza o espaço disponível. 

Além disso, a bagunça automaticamente se tornará mais fácil de arrumar e você não perderá tempo procurando objetos “perdidos”.

3. Aumento de produtividade

Viver em um local organizado e harmonioso contribui para que o dia seja mais produtivo e menos preguiçoso. Afinal, quanto menos detalhes o cérebro tem para se distrair, maior a produtividade e o desempenho. 

Em outras palavras, isso significa que você terá mais disposição para cumprir as tarefas diárias e tomar decisões mais firmes com bem menos estresse, ansiedade ou nervosismo. 

4. Qualidade de vida

Ninguém merece trabalhar ou morar em um local desorganizado, não é mesmo? Além de atrapalhar a concentração e a produtividade, esse estilo de vida também aumenta o estresse e incentiva a procrastinação. 

Nesse sentido, contar com os serviços de um personal organizer pode te ajudar a otimizar tempo e melhorar a sensação de bem-estar.

Quando devo contratar um personal organizer?

De modo geral, sentir que o lar está desorganizado já é um bom motivo para contratar um personal organizer. Porém, separamos as situações mais comuns para ir atrás de uma ajudinha extra:

Mudança de casa/apartamento

Todo mundo sabe que lidar com uma mudança não é uma tarefa fácil. Além de precisar empacotar tudo, ainda é necessário encontrar novos lugares para os itens. 

Nesse sentido, os serviços de um personal organizer tornam o processo de mudança mais rápido, eficaz e tranquilo. Além disso, ele também pode te ajudar a escolher o que levar ou não para o novo lar.

Bebê a bordo

Seja o primeiro, o segundo ou até mesmo o terceiro, a chegada de um bebê ao lar merece a ajuda de um profissional. Afinal, esse consultor poderá ajudar a montar o quarto do mais integrante do lar, além de organizar as roupinhas, os acessórios e indicar o lugar ideal para cada item.

Reforma

Quem já mexeu com reforma sabe o quão trabalhoso pode ser esse processo. Todavia, com os serviços de um profissional organizer – juntamente com o engenheiro e o arquiteto -, será possível pensar na nova arrumação e redistribuição de itens no quarto, sala, cozinha, banheiro e outros.

Organização de viagens

Vai viajar para o exterior ou passar vários dias de férias? Então esse tipo de profissional pode te ajudar a deixar tudo pronto! 

Desde definir as roupas da viagem e fazer as malas até a organização de alimentos perecíveis na despensa e geladeira, tudo isso pode ser feito com o personal para deixar a ida e a volta ao lar mais tranquila. 

Leia também: Como organizar a casa para viajar antes de sair de férias

Qual o valor de um personal organizer?

Antes de passar o orçamento, o personal organizer fará uma visita para conhecer o local e entender as necessidades de cada cliente

Se você está se perguntando o valor do serviço, ou seja, quanto ganha um personal organizer, fique sabendo que a diária desse profissional pode custar de R$ 80 a R$ 500.  Tudo vai depender do tipo de ambiente, quantos cômodos serão organizados e a região que o profissional atende. Além disso, o serviço pode ser cobrado por hora, diária ou projeto. 

Tenha mais qualidade de vida em uma casa nova!

Se você está pensando em se mudar ou até mesmo está se preparando para a chegada de um novo membro da família, fique sabendo que o QuintoAndar tem todas as ferramentas necessárias para te ajudar a encontrar seu próximo lar com mais segurança, transparência e agilidade!

Seja para comprar ou alugar, você pode usar os mais de 70 filtros de busca para encontrar um imóvel na sua cidade favorita com todas as características que você procura. Depois, é só contar com o personal organizer para facilitar a mudança e deixar o novo cantinho do seu jeito! 

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar

Ah, e se você quer conferir mais dicas de organização para o seu lar, continue navegando aqui no MeuLugar e acesse uma infinidade de artigos que podem te ajudar a otimizar a rotina, redecorar os ambientes e impulsionar bem-estar e qualidade de vida. 



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

4 dicas da Personal Organizer para organizar guarda-roupa 3 ideias de guarda roupas para se inspirar! Guarda-roupas: 3 ideias para se inspirar Quarto moderno: monte o seu com 3 dicas fáceis