Casa continua sendo o sonho do brasileiro: veja como IA está transformando a busca pelo lar ideal

Novidades acompanham o desejo dos brasileiros por uma jornada imobiliária mais simples e prazerosa

Por Redação - 18/02/2025 às 16:34
Atualizado: 18/02/2025 às 16:34
Imagem que retrata a busca de informações sobre imóveis, mostrando um modelo de casa e uma pessoa interagindo com um computador.

Para o brasileiro, ter a casa própria segue como o maior símbolo de conquista pessoal, superando até mesmo a importância de filhos, casamento ou religião. É o que aponta o Censo QuintoAndar de Moradia 2022, o maior estudo sobre o assunto no país, realizado em parceria com o Datafolha.

Foram ouvidos 3.186 brasileiros, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, 87% dos brasileiros sonham em ter um imóvel quitado em seu nome, atribuindo ao desejo uma nota média de 9,7 em uma escala de 0 a 10, a mesma pontuação dada à carreira profissional. Estabilidade financeira (9,6) e família (9,4) aparecem logo em seguida.

Esses dados evidenciam que a jornada imobiliária é, acima de tudo, a realização de um sonho. Por isso, todo o processo precisa ser intuitivo, fácil e prazeroso, desde a busca pelo imóvel ideal. A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação dessa experiência. Um exemplo disso é o QuintoAndar, que acaba de lançar uma nova experiência de busca avançada, impulsionada por IA. Esse é um marco para o setor, pois é a primeira vez que a inteligência artificial gerativa é disponibilizada diretamente para o cliente final no mercado imobiliário.

Com essa nova ferramenta, os clientes podem escrever ou falar livremente sobre o tipo de imóvel que procuram, incluindo características específicas para além dos filtros, como “apartamento com chão de taco e sala iluminada” ou “cozinha com conceito aberto”. Além das informações do anúncio, a ferramenta utiliza machine learning para identificar nas fotos dos imóveis as características informadas na busca. A partir disso, indica como os anúncios combinam com o que o cliente buscou a partir de tags, como ‘tem tudo o que você busca’, ‘não tem vaga coberta’, por exemplo. Tudo isso para gerar mais transparência e segurança no processo de busca.

Satisfação com imóveis é alta

A pesquisa mostra que, apesar dos desafios econômicos, a maioria dos brasileiros está satisfeito com seu lar, com média de satisfação atingindo 8,2, mas com crescimento diretamente proporcional a quem possui renda mais alta. A praticidade do dia a dia ainda pesa mais do que luxos: caixa d’água, garagem coberta e segurança são itens essenciais que estão em muitos imóveis e são desejados por aqueles que ainda não os possuem.

Outro dado é que 85% das pessoas dividem o imóvel com alguém, e 61% têm animais de estimação, o que reforça a importância de encontrar imóveis que permitam ter pets.

Ainda sobre a pesquisa, o gerente de dados da companhia aponta que “O QuintoAndar é sinônimo de moradia para quem procura por um novo lar. E isso nos coloca em uma posição única para contribuir com todo o ecossistema imobiliário e cumprir o nosso propósito de abrir portas para que mais pessoas possam morar melhor. Já temos hoje uma produção sem igual de dados e inteligência de mercado e divulgamos diversos estudos e pesquisas, como o índice de variação de preço de aluguel e um relatório de rentabilidade de compra e venda”, afirma.

Por Caio Melo, “Meio”

Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também