Jardim Botânico de Brasília: um passeio pela flora do cerrado

O Jardim Botânico de Brasília é o primeiro do mundo a preservar a flora local. Além disso, possui ambientes para fazer trilhas, piquenique, estimular os sentidos e mais!

Por Redação - 06/04/2023 às 17:35
Atualizado: 18/09/2024 às 12:00
Espaço zen, com ponte vermelha sobre um lago, no Jardim Botânico de Brasília.
  • O Jardim Botânico de Brasília preserva mais de 1.700 espécies de plantas do cerrado em seu habitat natural, sendo o primeiro jardim botânico do mundo a adotar essa metodologia de conservação in situ.
  • O espaço ocupa 5 mil hectares com apenas 10% disponível para visitação pública, mantendo uma Estação Ecológica dedicada exclusivamente à preservação da fauna e flora local do bioma.
  • O local oferece seis trilhas ecológicas mapeadas, orquidário com quase 3 mil orquídeas, jardins temáticos e espaços infantis, funcionando como equipamento de educação ambiental e lazer para moradores e turistas de Brasília.
Resumo supervisionado por jornalista.

A capital do Brasil tem muito a oferecer: são parques, museus e espaços que contam — e exaltam — a história do país e também da cidade. E um desses locais é o Jardim Botânico de Brasília (JBB).

O JBB é o passeio certo para quem quer se conectar com a natureza ao mesmo tempo que conhece o ecossistema do cerrado. O programa pode ser feito em família, com crianças, amigos e até mesmo sozinho. 

Para planejar a sua visita, confira as principais dicas do que fazer no Jardim Botânico de Brasília!

Navegue pelo conteúdo:

Como é o Jardim Botânico de Brasília?

Imagem aérea do Jardim Botânico de Brasília.
Imagem aérea do Jardim Botânico de Brasília. Foto: Site oficial do Jardim Botânico de Brasília.

O Jardim Botânico de Brasília é um lugar muito visitado por turistas e moradores da capital federal. Ele é o primeiro jardim botânico do mundo a preservar as coleções de plantas em seu habitat natural, sendo um ambiente para conservação da flora do cerrado.

Com cerca de 5 mil hectares, o lugar possui uma Estação Ecológica destinada exclusivamente para a preservação da fauna e da flora local. Por isso, apenas 10% do seu território está disponível para visitação. Tornando um ambiente ideal para se conectar com a natureza e fazer passeios ao ar livre. 

O ambiente do JBB é dividido em diferentes espaços e cada um deles tem uma temática e um foco. Por exemplo: o Jardim do Cerrado, o Evolutivo, o Japonês, o de Contemplação, etc.

Por isso, é bem possível que você faça um passeio e nem consiga ver tudo! Mas não se preocupe: vale a pena voltar várias vezes. É o que muitos moradores fazem nos finais de semana.

A psicóloga brasiliense, Isabella Righi, em conversa com o QuintoAndar, destaca que a preservação do local é tamanha que ela se sente em uma floresta, mesmo estando na cidade.

Leia mais: Guia com o melhor da gastronomia, vida noturna, cultura e natureza para saber o que fazer em Brasília

História e criação

O Jardim Botânico de Brasília foi inaugurado em 8 de março de 1985. No entanto, desde o Plano Piloto para a Nova Capital, na década de 1960, já havia o desejo de criar esse ambiente.

O projeto foi interrompido por alguns anos, até ser criado o Plano Diretor do Parque Zoobotânico, em 1969. A partir desse documento, foi possível implementar o Jardim Zoológico da capital federal.

Já em 1976, uma comissão começou a discutir a criação do Jardim Botânico de Brasília. A cidade contava com um zoológico, mas ainda faltava esse outro ambiente, totalmente voltado à flora do cerrado.

Com a chegada da bióloga Cilúlia Maria Rodrigues de Freitas Maury à Fundação Zoobotânica do Distrito Federal, e do ecólogo Pedro Carlos de Orleans e Bragança, o projeto saiu do papel.

Assim, ficou definido que o jardim botânico ficaria situado na Estação Florestal Cabeça de Veado. O grande destaque da criação foi a manutenção das coleções de plantas in situ, ou seja, no próprio ambiente. Isso mantém o processo e os sistemas naturais de conservação de recursos genéticos, sendo que o JBB foi o primeiro a fazer isso no mundo.

O que fazer no Jardim Botânico de Brasília?

Veja algumas das atividades que você pode fazer no JBB:

  • Conheça o orquidário, localizado em uma área de 200 m² com mais de 3 mil orquídeas;
  • Visite o Jardim Evolutivo, com 3 hectares e que mostra a evolução das plantas em um formato circular;
  • Confira o Anfiteatro, seus eucaliptos e pinus, que servem como barreira natural eólica e acústica. Alguns eventos de médio porte são realizados no local;
  • Aproveite as trilhas ecológicas. Elas são divididas em 3 categorias, sendo que uma delas até homenageia o povo ancestral Krahô, que vive no Tocantins;
  • Faça um piquenique com os amigos e a família. Inclusive, o JBB tem um cardápio especial;
  • Deixe as crianças brincarem no parquinho. No Espaço Oribá tem várias atrações, como castelo, casa na árvore, oca, amarelinha, escorregador, balanço e mais.

Quais são as atrações e curiosidades do Jardim Botânico?

As atrações e curiosidades do Jardim Botânico, em Brasília, referem-se à flora típica do cerrado, trilha educativa, orquidário e mais. 

Espécies de plantas do cerrado

As espécies de plantas do cerrado fazem parte das coleções in situ. No total, são mais de 1.700 espécies de plantas. As principais fazem parte dos seguintes grupos:

  • Burmanniaceae (Burmannia);
  • Poaceae (Axonopus, Mesosetum e Panicum);
  • Orchidaceae (Cleistes e Habenaria).

Também tem vegetação florestal, com espécies epífitas, e o chamado cerradão, com características esclerófilas e xeromórficas. As espécies arbóreas mais frequentes são de pequi, copaíba, sobre, oito e pacari.

Orquidário

Orquidário do Jardim Botânico de Brasília. Ao centro da imagem existe um canteiro com orquídeas e uma construção ao fundo.
Orquidário do Jardim Botânico de Brasília. Foto: Site oficial do Jardim Botânico de Brasília.

O Orquidário Margaret Mee faz parte do projeto de paisagismo do Jardim Evolutivo. Sua edificação é feita em madeira e tem 983 espécies nativas e 2.035 híbridas.

O nome do orquidário é uma homenagem à botânica inglesa Margaret Mee. Ela se especializou em ilustrações da flora brasileira, principalmente da Amazônia.

Trilhas ecológicas

As trilhas do Jardim Botânico de Brasília foram criadas de acordo com o Manual Técnico Darwin para Jardins Botânicos. O objetivo é incentivar o visitante a respeitar esse espaço.

No total, são seis trilhas mapeadas. Elas são:

1. Trilha Mater

Tem asfalto e acessibilidade para pessoas com deficiência. Passa pelos tipos de vegetação densa, típica e rala do cerrado, e pelo Centro de Visitantes e Anfiteatro;

2. Trilha Ecológica

Oferece diferentes fitofisionomias, como o Cerrado sentido restrito, campos sujos e limpos, e mata de galeria. Apresenta uma das nascentes do Córrego Cabeça de Veado. Ainda conta com a Trilha da Fauna para ver animais típicos do cerrado, como tamanduá e tatu.

3. Trilha Krahô

É uma homenagem ao povo Krahô, uma cultura ancestral da região. Atualmente, ainda há remanescentes vivendo no nordeste do Tocantins. As raízes são do bioma Cerrado, o que levou à decisão de criar essa trilha.

Uma reinterpretação da iconografia indígena gerou a instalação de pinturas sobre troncos de madeira e toras. Assim, é possível ver essas questões ao longo da trilha.

4. Trilha Tamanduá-bandeira

É voltada para caminhada e ciclismo. O trajeto começa no cerrado denso, mas também passa por campos sujos, cerrados ralos e mata de galeria.

5. Trilha Tamanduá-mirim

Também é direcionada para caminhada e ciclismo. Inicia e termina no Centro de Visitantes, passando por pista asfaltada e estrada de terra. Pelo trajeto, há vários terrenos e paisagens.

6. Trilha Horto Medicinal

Contém espécies do Cerrado utilizadas para fins terapêuticos. Está em uma área densa, contendo 100 espécies medicinais.

Jardins do Jardim

Essa área contempla os diferentes jardins existentes no JBB. As opções são:

Jardim Evolutivo
Jardim Evolutivo, no JBB. É possível ver um lago no centro da imagem, céu azul-claro com algumas nuvens e uma construção à direita.
Jardim Evolutivo, no JBB. Foto: Site oficial do Jardim Botânico de Brasília.

Tem uma área de 3 hectares e apresenta a evolução das plantas. O paisagismo é circular. Nesse ambiente, estão presentes o Orquidário, o Espelho d’Água e a Casa de Chá. As construções foram feitas com madeiras de eucaliptos retirados de forma sustentável do próprio Jardim Botânico de Brasília.

Jardim de Cheiros

É um jardim sensorial, que estimula os 5 sentidos. Reúne plantas com particularidades condimentares, medicinais e aromáticas. O local ainda é projetado em linhas sinuosas para facilitar o contato.

Jardim Japonês
Jardim Japonês, do Jardim botânico de Brasília. É possível ver árvores grandes e uma construção estilo japonês.
Jardim Japonês, do Jardim botânico de Brasília. Foto: Site oficial do Jardim Botânico de Brasília.

Busca oferecer equilíbrio e harmonia por meio do uso de água, plantas e pedras. Tudo é equilibrado com a cultura milenar japonesa. É um excelente espaço para meditação e bem-estar.

Jardim de Contemplação
Jardim de Contemplação, no JBB.
Jardim de Contemplação, no JBB. Foto: Site oficial do Jardim Botânico de Brasília.

Foi criado para representar os 6 biomas brasileiros: cerrado, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, pampas, pantanal e caatinga. Assim, existem diferentes ambientes com plantas diferenciadas, o que ajuda a ver toda a riqueza da biodiversidade brasileira.

Viveiro Jorge Pelles

O viveiro busca produzir, manter e estudar plantas exóticas e nativas, além de contribuir para a recuperação de áreas degradadas. Portanto, existe uma grande área com várias espécies.

Espaço do Equilíbrio

Na estrutura, você encontra vários pneus e troncos de madeira que criam obstáculos ao equilíbrio. Por isso, o trajeto contribui com a coordenação motora, a tonicidade, o esquema corporal e a estruturação do espaço temporal.

Leia mais: Conheça a história do espaço de arte moderna na cidade, o Museu de Arte de Brasília

Informações para visitar o Jardim Botânico de Brasília

As dicas para visitar o Jardim Botânico de Brasília são as seguintes:

Localização e acesso

A localização do Jardim Botânico de Brasília é o Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, Lago Sul. O acesso é feito pela portaria principal, na Estrada Parque Cabeça de Veado – EPCV (DF 035).

Veja o mapa de localização abaixo:

Ainda há várias linhas de ônibus que ligam os bairros da capital federal ao JBB. Elas podem ser consultadas no site do sistema de transporte público do Distrito Federal.

Vale a pena destacar que a EPCV (DF 035) liga a Estrada Parque Dom Bosco – EPDB (DF 025) à Estrada Parque do Contorno – EPCT (DF 001). Portanto, essas vias são pontos de referência.

Que tal morar em Brasília e curtir o Jardim Botânico com fácil acesso? Veja abaixo algumas opções de imóveis para alugar na cidade:

Horários de funcionamento e ingressos

O horário de funcionamento do Jardim Botânico de Brasília é de terça a domingo, das 9h às 17h, inclusive feriados. A entrada é permitida até às 16h30min. Ainda é liberado o acesso para ciclistas e pedestres das 7h30min às 8h50min.

A entrada custa R$5 por pessoa, sendo necessário ser paga em dinheiro.

Existe a gratuita para crianças até 12 anos incompletos, pessoas com deficiência e idosos com mais de 60 anos.

Recomendações de vestuário e calçados

É recomendado usar roupas confortáveis, sapatos baixos ou tênis. Isso porque existem estradas de terra, grama e trilhas. 

Alimentação e outras comodidades

O Jardim Botânico de Brasília oferece 3 alternativas de restaurantes para alimentação. Elas são:

  • Bistrô Jardim Bom Demais: oferece café da manhã, brunch, almoço e lanches. Também permite fazer um piquenique nas sombras dos pinheiros;
  • Caliandra Café: combinando o rústico ao sofisticado, está perto do orquidário e oferece um menu especial no café da manhã e no almoço. A culinária traz a multiculturalidade, com traços europeus, africanos e indígenas;
  • Cura – Cozinha Orgânica: foca em uma alimentação mais saudável.

Ainda tem uma praça de alimentação, com o Ponto Açaí e o Ponto Gourmet. Nesses locais, você encontra comidas rápidas, como bolos, sucos, chás, café, salgados etc.

Piquenique no Jardim Botânico de Brasília

Você pode fazer piquenique no Jardim Botânico de Brasília. A opção está disponível no Bistrô Jardim Bom Demais, que oferece toda a comida, a mesa e a toalha bem ao estilo das refeições do lado de fora.

Leia mais: Parques em Brasília, lazer para todos com toques da beleza do cerrado pertinho da sua casa

More perto do Jardim Botânico de Brasília!

Agora que você já descobriu todas essas informações, ficou com vontade de morar perto do Jardim Botânico de Brasília? Então, conte com o QuintoAndar!

Usando nossos filtros de pesquisa, você encontra a casa ou apartamento com as características que você deseja e na região da cidade que melhor te atender — para isso é só navegar pelo mapa interativo da cidade, conferindo os imóveis disponíveis ali. 

Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre o seu novo lar!

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar
Este artigo foi útil?
  Média: 0

Dúvidas mais comuns

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) é uma área protegida vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, cuja missão é a constituição e manutenção de coleções de plantas, desenvolvimento de pesquisa, educação ambiental e lazer orientados para a conservação da biodiversidade. Com cerca de 5 mil hectares, é o primeiro jardim botânico do mundo a preservar as coleções de plantas em seu habitat natural, mantendo os processos e sistemas naturais de conservação de recursos genéticos.

A entrada custa R$ 5,00 por pessoa, sendo necessário pagar em dinheiro, cartão de débito ou PIX. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, inclusive feriados, com entrada permitida até às 16h30min. Há também acesso liberado para ciclistas e pedestres das 7h30min às 8h50min. Crianças até 12 anos incompletos, pessoas com deficiência e idosos com mais de 60 anos têm entrada gratuita.

O Jardim Botânico possui seis trilhas mapeadas: a Trilha Mater (com asfalto e acessibilidade), a Trilha Ecológica (com diferentes fitofisionomias), a Trilha Krahô (homenagem ao povo ancestral Krahô), a Trilha Tamanduá-bandeira (para caminhada e ciclismo), a Trilha Tamanduá-mirim (também para caminhada e ciclismo) e a Trilha Horto Medicinal (com 100 espécies medicinais). Todas foram criadas de acordo com o Manual Técnico Darwin para Jardins Botânicos.

O Orquidário Margaret Mee faz parte do projeto de paisagismo do Jardim Evolutivo e possui 983 espécies nativas e 2.035 híbridas de orquídeas, distribuídas em uma área de 200 m². O nome é uma homenagem à botânica inglesa Margaret Mee, que se especializou em ilustrações da flora brasileira, principalmente da Amazônia. A edificação é feita em madeira e oferece uma experiência imersiva no mundo das orquídeas.

O Jardim Botânico possui vários jardins temáticos: o Jardim Evolutivo (3 hectares com apresentação da evolução das plantas), o Jardim de Cheiros (sensorial que estimula os 5 sentidos), o Jardim Japonês (com equilíbrio e harmonia), o Jardim de Contemplação (representando os 6 biomas brasileiros), além do Viveiro Jorge Pelles e do Espaço do Equilíbrio. Cada espaço oferece uma experiência única e educativa.

Sim, é possível fazer piquenique no Jardim Botânico de Brasília. A opção está disponível no Bistrô Jardim Bom Demais, que oferece toda a comida, mesa e toalha no estilo de refeições ao ar livre. Além disso, o Jardim Botânico oferece 3 alternativas de restaurantes (Bistrô Jardim Bom Demais, Caliandra Café e Cura – Cozinha Orgânica) e uma praça de alimentação com opções rápidas.

O Jardim Botânico de Brasília abriga mais de 1.700 espécies de plantas do cerrado em suas coleções in situ. As principais fazem parte dos grupos Burmanniaceae, Poaceae e Orchidaceae, além de vegetação florestal com espécies epífitas e cerradão. As espécies arbóreas mais frequentes incluem pequi, copaíba, sobre, oito e pacari, oferecendo uma representação completa do ecossistema do cerrado.

O Jardim Botânico de Brasília está localizado no Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, Lago Sul, com acesso pela portaria principal na Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV - DF 035). Existem várias linhas de ônibus que ligam os bairros da capital federal ao JBB, que podem ser consultadas no site do sistema de transporte público do Distrito Federal. A EPCV liga a Estrada Parque Dom Bosco (EPDB - DF 025) à Estrada Parque do Contorno (EPCT - DF 001), servindo como pontos de referência.


© 2026 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu