Tem cidade que respira verde. Outras, nem tanto. Mas você sabe qual é a cidade mais arborizada do Brasil? O IBGE respondeu essa pergunta com dados atualizados do Censo Demográfico 2022 e o resultado fala muito sobre qualidade de vida, planejamento urbano e o impacto que as áreas verdes podem ter no dia a dia.
Afinal, em regiões arborizadas o ar fica mais limpo, a temperatura cai e os parques viram uma extensão da rotina. Ficou curioso para saber quais são esses lugares? Então continue a leitura deste artigo e conheça as 20 cidades mais arborizadas do Brasil.
Navegue pelo conteúdo:
- Qual é a cidade mais arborizada do Brasil?
- 1. Campo Grande
- 2. Goiânia
- 3. Palmas
- 4. Curitiba
- 5. Brasília
- 6. Porto Alegre
- 7. Belo Horizonte
- 8. Cuiabá
- 9. São Paulo
- Por que morar em uma cidade arborizada?
- More em uma das cidades mais arborizadas do Brasil
Leia também: Lugares para correr: 10 circuitos de grandes cidades brasileiras para amantes de corridas e caminhadas
Qual é a cidade mais arborizada do Brasil?
A pesquisa do IBGE, feita com base no Censo Demográfico 2022, analisou o entorno de domicílios urbanos e rurais das capitais brasileiras para mapear a presença real de árvores em vias públicas.
Ou seja, não bastava ter árvores na praça do bairro ou no canteiro central da avenida principal: as árvores precisavam estar no mesmo quarteirão onde os moradores vivem. Além disso, o levantamento não leva em conta árvores em quintais ou terrenos privados, mas somente aquelas plantadas em áreas públicas.
Com base nos resultados, a pesquisa identificou que Campo Grande é a cidade mais arborizada do Brasil. Por lá, mais de 90% dos domicílios estão em ruas com pelo menos uma árvore. Para se ter ideia, a média nacional é de 66%.
Confira o ranking completo das 20 capitais mais arborizadas do Brasil:
- Campo Grande (MS) – 91,4
- Goiânia (GO) – 89,6
- Palmas (TO) – 88,7
- Curitiba (PR) – 85,2
- Brasília (DF) – 84,2
- Porto Alegre (RS) – 76,5
- Belo Horizonte (MG) – 75,3
- Cuiabá (MT) – 74,5
- São Paulo (SP) – 66,2
- Porto Velho (RO) – 64,9
- Rio de Janeiro (RJ) – 63,9
- Macapá (AP) – 62,9
- Fortaleza (CE) – 59,7
- Teresina (PI) – 57,7
- Vitória (ES) – 56,3
- Natal (RN) – 55,2
- João Pessoa (PB) – 53,2
- Boa Vista (RR) – 52,6
- Recife (PE) – 51,1
- Maceió (AL) – 46,2
Abaixo, apresentamos um panorama das 9 cidades que superam a média nacional e se destacam como as mais arborizadas do país. Você vai conferir dados como população, quantidade de parques e índice de desenvolvimento humano.
1. Campo Grande

Campo Grande é a cidade mais arborizada do Brasil, segundo os dados mais recentes do IBGE. Cerca de 91,4% dos domicílios da capital sul-mato-grossense estão em ruas com pelo menos uma árvore plantada.
Com uma população estimada em mais de 950 mil habitantes e um território de mais de 8 mil km², Campo Grande combina expansão urbana com preservação ambiental.
A capital também ocupa a 1ª posição entre os municípios do Centro-Oeste no ranking Connected Smart Cities 2024. Essa pesquisa mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil em áreas como meio ambiente, energia, tecnologia e inovação.
Agora, entre os principais parques da cidade, vale destacar o Bioparque Pantanal, que é um complexo de 19 mil m² com o maior aquário de água doce do mundo.
2. Goiânia

Goiânia aparece em segundo lugar no ranking das cidades mais arborizadas do Brasil, com 89,6% das vias públicas contendo pelo menos uma árvore.
Em resumo, a cidade se destaca tanto pelo alto índice de arborização quanto pela proporção de áreas verdes por habitante. Para se ter ideia, a cidade tem 205 áreas verdes e mais de 60 parques, o que supera em quase oito vezes a recomendação da ONU. Ou seja, são cerca de 95 m² por pessoa.
Entre os mais conhecidos estão o Parque Flamboyant, o Parque Areião e o Vaca Brava.
Encontre seu novo lar em Goiânia
Que tal morar em uma das cidades mais arborizadas do país? Clique aqui para conferir as opções para alugar em Goiânia ou veja algumas ofertas abaixo:
Leia mais: Parques em Goiânia: 9 opções para relaxar e se divertir
3. Palmas

Palmas ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades mais arborizadas do Brasil, com 88,7% das ruas com pelo menos uma árvore. A capital do Tocantins é uma das cidades mais jovens do país, e essa juventude se reflete em um planejamento urbano que valoriza a presença da natureza no cotidiano.
De modo geral, o Parque Cesamar é um dos destaques da cidade. Localizado na região central, o espaço conta com mais de 96 mil m² de área verde e é um dos pontos preferidos para caminhada, lazer ao ar livre e atividades esportivas.
4. Curitiba

Curitiba também mantém a reputação de uma das cidades mais verdes do Brasil e se destaca com 85,2% de arborização nas vias públicas. Planejada para integrar natureza e infraestrutura, a capital paranaense se destaca pelo cuidado com os espaços públicos e por políticas ambientais.
Com 49 áreas verdes registradas pela prefeitura e um dos 10 melhores IDHs do país (0,823), Curitiba é referência em planejamento urbano.
Além disso, parques como o Barigui, Tanguá e o Jardim Botânico funcionam tanto como áreas de lazer quanto como proteção ambiental e controle climático.
Encontre seu novo lar em Curitiba
Seu próximo imóvel te espera em uma cidade que é referência em arborização e bem-estar urbano. Se interessou? Então acesse aqui o mapa com as opções de imóveis para alugar em Curitiba.
Continue a leitura: Parques em Curitiba: conheça os principais da cidade
5. Brasília

Brasília também está entre as cidades mais arborizadas do Brasil. Com 84,2% de arborização em vias públicas, a capital do país reforça a imagem de cidade projetada para conviver com a natureza.
Com um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do Brasil (0,824) e 72 parques ecológicos e urbanos sob gestão do IBRAM, além de outras 22 unidades de conservação, Brasília investe em preservação ambiental como parte da rotina dos moradores.
Assim, é comum ver famílias aproveitando o contato direto com a natureza em áreas como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Olhos D’Água e o Jardim Botânico.
Encontre seu novo lar em Brasília
Brasília foi projetada para integrar espaços urbanos e natureza, e isso se reflete nos parques e áreas verdes disponíveis na cidade. Agora, se você está pensando em se mudar, é só acessar aqui as opções para alugar na capital.
Você pode querer saber: Parques em Brasília: saiba quais são as 10 melhores opções de lazer da capital
6. Porto Alegre

Com 76,5% de arborização em vias públicas, Porto Alegre também aparece no ranking das cidades mais arborizadas do Brasil. Por lá, os moradores acessam com facilidade mais de 11 parques com unidades de conservação que ajudam promovem bem-estar e preservam a diversidade local.
Apesar dos impactos causados pelas enchentes históricas de 2024, a capital gaúcha deverá passar por um processo de reconstrução que também deve envolver a recuperação e ampliação de suas áreas verdes. Hoje, Porto Alegre conta com 692 praças e espaços públicos com vegetação.
Encontre seu novo lar em Porto Alegre
Está em busca de um novo lar em Porto Alegre? Então o próximo passo é clicar aqui para acessar as casas e apartamentos disponíveis para alugar em diferentes bairros da capital gaúcha.
Saiba mais: Parques em Porto Alegre: conheça os melhores espaços ao ar livre da capital gaúcha
7. Belo Horizonte

Dando continuidade à lista das cidades mais arborizadas do Brasil, Belo Horizonte chama a atenção por ter 75,3% das vias públicas arborizadas. Aliás, a capital conta com 76 parques distribuídos pelos bairros, além do Jardim Zoológico e do Jardim Botânico.
Esses espaços reúnem espécies do Cerrado e Mata Atlântica, e ainda ajudam a preservar nascentes que abastecem a bacia do Rio São Francisco.
Agora, outro detalhe importante é que Belo Horizonte também aparece na 8ª posição do ranking Connected Smart Cities 2024, que mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país.
Encontre seu novo lar em Belo Horizonte
Morar em uma cidade com altos índices de arborização é mais fácil com o QuintoAndar. Clique aqui e acesse os imóveis disponíveis para comprar na cidade.
Continue a leitura: Parques em Belo Horizonte: cidade oferece 12 opções incríveis e mais de 70 possibilidades ao ar livre com áreas verdes
8. Cuiabá

Cuiabá aparece no ranking com 74,5% das vias públicas arborizadas e também está entre as cidades mais arborizadas do Brasil. Aliás, a presença de árvores nas ruas contribui para amenizar as altas temperaturas e melhorar a qualidade do ar da cidade, o que torna o ambiente urbano mais agradável para os moradores.
Com IDHM alto e uma população estimada em mais de 680 mil pessoas, a cidade também investe em parques urbanos e áreas de preservação. Um dos destaques é o Horto Florestal Tote Garcia, que reúne vegetação nativa e é um importante ponto de lazer e educação ambiental na capital.
9. São Paulo

A maior cidade do Brasil também está entre as mais arborizadas: São Paulo tem mais de 66% das ruas urbanas contendo ao menos uma árvore.
O número pode parecer modesto diante de outras capitais, mas é expressivo considerando o tamanho e a densidade populacional de São Paulo. Afinal, o município tem mais de 11 milhões de habitantes.
Em resumo, SP tem 119 parques municipais, incluindo referências como o Parque Ibirapuera e o Villa-Lobos, por exemplo. Assim, esses espaços ajudam a equilibrar o concreto com áreas verdes e oferecem opções de lazer ao ar livre para os moradores de diferentes regiões.
Encontre seu novo lar em São Paulo
O primeiro passo para morar na capital paulista é clicar aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar na cidade. Agora, se preferir, veja alguma opções para comprar logo abaixo:
Você pode querer saber: Parques em SP: 15 opções para explorar a natureza sem sair da cidade
Por que morar em uma cidade arborizada?
Viver em uma cidade com altos índices de arborização pode trazer vantagens diretas para o dia a dia. Afinal, a temperatura fica mais amena, o ar fica mais limpo, os espaços de lazer são mais acessíveis e as caminhadas pelo bairro se tornam mais agradáveis.
Ou seja, fica mais fácil manter uma rotina saudável em lugares como parques, praças e áreas verdes próximas de casa.
Além disso, outro detalhe importante é que bairros arborizados tendem a ter imóveis mais valorizados, uma vez que atraem quem busca qualidade de vida.
Assim, esse é um diferencial que pesa na hora de escolher onde morar. Se a cidade investe em áreas verdes, esse investimento também diz respeito a bem-estar, saúde e planejamento urbano.
More em uma das cidades mais arborizadas do Brasil
Agora que você sabe qual é a cidade mais arborizada do Brasil – e ainda conferiu detalhes dos municípios que mais se destacam no ranking do IBGE -, que tal procurar um imóvel em uma delas e aproveitar todas as vantagens das áreas verdes bem pertinho de casa?
No QuintoAndar, você encontra casas e apartamentos para alugar ou comprar em mais de 70 cidades brasileiras com mais praticidade. Afinal, o QuintoAndar acabou com a burocracia dos processos de aluguel e compra de imóveis, e ainda disponibiliza ferramentas exclusivas para otimizar toda a jornada: desde a pesquisa até a entrega das chaves.
Uma delas é a busca com inteligência artificial: basta falar ou digitar as características que não podem faltar no lar dos seus sonhos que a tecnologia irá analisar as imagens dos imóveis anunciados para selecionar as opções que mais combinam com você. Veja como funciona:
Carregando comentários...