Quem está pensando em comprar ou alugar uma casa nova não pode deixar de se atentar para o que é incluso no condomínio de um apartamento. O mesmo é válido para quem já mora neste tipo de imóvel.
Afinal, isso pode ajudar os moradores a compreender tanto as vantagens de residir no local, quanto colocar na ponta do lápis o gasto fixo mensal com a manutenção da moradia.
Então, se você não sabe exatamente pelo o que está pagando – ou vai começar a pagar – nas taxas de condomínio, continue a leitura deste guia e veja o que geralmente está coberto pela taxa mensal!
Navegue pelo conteúdo
- O que é incluso na taxa de condomínio de um apartamento?
- 1. Manutenção das áreas comuns
- 2. Segurança
- 3. Pagamento de funcionários
- 4. Gastos fixos mensais
- 5. Fundo reserva
- Como entender o que é incluso no condomínio de um apartamento?
- Como é calculado o valor do condomínio?
- O que pode aumentar a taxa de condomínio?
- A taxa de condomínio é obrigatória?
- O que acontece se eu não pagar o condomínio?
- Conheça as vantagens de morar em um condomínio
- O QuintoAndar te ajuda a encontrar o apartamento dos seus sonhos
Leia também: Área de lazer em condomínio é importante? Entenda seus benefícios e as principais características
O que é incluso na taxa de condomínio de um apartamento?
Em primeiro lugar, a taxa de condomínio é o valor mensal pago pelos moradores de um apartamento para custear as despesas do condomínio.
Ou seja, quem está se planejando para comprar ou alugar um apartamento deve considerar a taxa de condomínio como um gasto fixo obrigatório em seu orçamento mensal.
O problema é que muitas pessoas deixam de verificar o que está incluso na taxa de condomínio de um apartamento. Com isso, elas se mudam para um imóvel sem saber se o local oferece todas as vantagens que a família precisa.
Entretanto, no geral, a taxa condominial inclui os seguintes itens:
1. Manutenção das áreas comuns
As áreas comuns a todos os moradores do condomínio, como corredores, elevadores, halls, piscina, playground, salão de festas, academia e área gourmet, por exemlo, geralmente são mantidas limpas e conservadas com os fundos do condomínio.
Por isso, aqui entram serviços como limpeza, jardinagem, pintura e manutenção de equipamentos e instalações, bem como o custo necessário para adquirir materiais de limpeza.
Além disso, o condomínio também pode ser responsável pela contratação de serviços de terceiros, como limpeza de vidros e manutenção de jardinagem. O valor desses serviços costuma ser definido em contrato.
2. Segurança
A segurança costuma ser uma prioridade neste tipo de imóvel. Dessa forma, muitos condomínios incluem os serviços de portaria, ronda noturna e sistemas de segurança, como câmeras, nas taxas mensais.
3. Pagamento de funcionários
Para que tudo isso aconteça, o condomínio precisa ter verba suficiente para pagar os funcionários. Nesse sentido, o salário do síndico, zelador e porteiro, por exemplo, entram na taxa condominial.
O detalhe é que o valor do salário desses colaboradores costuma ser definino em assembleia geral dos moradores.
4. Gastos fixos mensais
Dentro do contexto dos gastos fixos mensais do condomínio, entram contas como água, energia elétrica e seguro condominial.
Contudo, o custo com água e luz incluso no valor do condomínio é exclusivamente aquele que foi usado na manutenção das áreas comuns. Afinal, no geral, a despesa com água e luz dos apartamento costuma ser individual e deve ser pago pelos moradores de cada unidade.
Fora isso, o seguro condominial é uma despesa importante para resguardar o patrimônio coletivo. Assim, ele cobre possíveis danos às áreas comuns, como fachadas, estruturas e equipamentos.
5. Fundo reserva
A administração do condomínio destina parte das taxas de condomínio a um fundo de reserva. Assim, os moradores podem utilizar esse valor para cobrir despesas não previstas ou futuras obras necessárias.
Como entender o que é incluso no condomínio de um apartamento?
Acontece que condomínios bem administrados oferecem transparência nas contas e possibilitam aos moradores verificar onde o dinheiro está sendo investido.
Em assembleias, os moradores discutem e decidem o valor de cada uma dessas taxas. Cada morador tem voz ativa para dar sua opinião. Entretanto, ao final, a decisão cabe ao voto da maioria.
Como é calculado o valor do condomínio?
Agora que você já entendeu o que é incluso no condomínio de um apartamento, chegou a hora de verificar como esse cálculo acontece.
Para calcular o valor do condomínio, é preciso somar todas as despesas fixas e variáveis do prédio. Em seguida, esse montante é dividido pelo número de apartamentos, em frações ideais proporcionais à metragem de cada unidade em relação ao total do condomínio.
Assim, é possível garantir uma distribuição justa dos custos.
O que pode aumentar a taxa de condomínio?
Reformas ou melhorias nas áreas comuns, aumento nos salários dos funcionários, inflação e a necessidade de aumentar o fundo de reserva para eventuais emergências são alguns fatores que podem impactar no aumento da taxa de condomínio.
Entretanto, os moradores devem definir esses reajustes em assembleia com a participação dos moradores.
A taxa de condomínio é obrigatória?
A taxa de condomínio é, de fato, obrigatória. A legislação brasileira é clara quanto à obrigatoriedade do pagamento, e a inadimplência pode levar a consequências legais.
Assim, esse é um compromisso financeiro coletivo entre os moradores do local para garantir a preservação e qualidade do ambiente em que vivem.
O que acontece se eu não pagar o condomínio?
A inadimplência na taxa de condomínio pode acarretar em consequências sérias. Além de multas e juros, o condômino inadimplente pode ter seu nome inserido em órgãos de proteção ao crédito.
Em casos mais extremos, a legislação permite a cobrança judicial da dívida, podendo levar à penhora de bens do devedor.
Conheça as vantagens de morar em um condomínio
Morar em condomínio oferece segurança diferenciada com portarias e sistemas de vigilância. Além disso, há o conforto de ter acesso à áreas de lazer, como piscinas, academia e salão de festas, sem a necessidade de se deslocar para longe.
Outra vantagem é a possibilidade de conviver com os vizinhos em eventos e festas organizadas pelo condomínio, o que proporciona um senso de comunidade e cria um ambiente mais acolhedor.
O QuintoAndar te ajuda a encontrar o apartamento dos seus sonhos
A partir de agora, você não precisa mais ficar na dúvida sobre o que é incluso no condomínio de um apartamento. E para tornar a experiência de encontrar seu próximo lar ainda mais fácil, rápida e menos burocrática, é só contar com a ajuda do QuintoAndar!
A maior imobiliária da América Latina conta com os melhores apartamentos para alugar ou comprar nas principais cidades do Brasil. São mais de 70 filtros de busca para te ajudar a escolher seu novo imóvel com mais agilidade. Acesse o site ou app e aproveite as vantagens!