Você já viu alguma notícia e se perguntou: o que é IDH? Essa dúvida é relativamente comum e é muito importante entender todo o conceito. Afinal, ele tem tudo a ver com qualidade de vida — portanto, tem relação com a valorização dos imóveis e a busca de um novo lar para morar.
O Índice de Desenvolvimento Humano é um dos indicadores sociais mais importantes quando se avalia se determinado local é bom para viver. Além disso, ele analisa países, mas também faz a avaliação de regiões
Entenda o que é o IDH, quais são os critérios analisados para que ele seja calculado e qual a importância desse índice para a escolha do seu novo lar.
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é o IDH?
- O que é o PIB e o IDH?
- O que significa IDH e por que ele é tão importante?
- Como o IDH influencia a qualidade de vida em diferentes áreas?
- Como avaliar o IDH de uma região antes de comprar um imóvel?
- Quais são os métodos de cálculo e fatores considerados no IDH?
- Qual o impacto do IDH na valorização de imóveis?
- Que tal ter mais qualidade de vida para o seu dia a dia?
O que é o IDH?
O IDH é um dos indicadores sociais usados para medir a qualidade de vida de um país, estado ou cidade. Portanto, ele faz a avaliação de regiões considerando aspectos sociais e econômicos. Ao mesmo tempo, identifica possíveis deficiências, como nos segmentos de educação e saúde. A sigla significa Índice de Desenvolvimento Humano.
Essa medida é usada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e foi criada pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq. A avaliação dos países é feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud).
Atualmente, esse é um dos pontos principais do Relatório para o Desenvolvimento Humano (RHD). Por isso, saber o que é IDH é fundamental para entender como está a qualidade de vida de determinado local analisado.
Isso contribui, também, para a valorização de imóvel. Afinal, quanto melhor é um local, há mais qualidade de vida e o preço das propriedades tende a subir.
Leia também: 10 dicas para te ajudar a mudar de vida e escolher um bom apartamento
O que é o PIB e o IDH?
O PIB é o Produto Interno Bruto, isto é, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, que representam a geração de riqueza. Já o IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano, que avalia a qualidade de vida de determinada região.
O PIB é uma métrica econômica. Quanto mais elevado for, mais rico é o país. No entanto, isso não significa que há a distribuição de riqueza. Ela pode ser concentrada nas mãos de poucas pessoas, gerando desigualdade social.
Nos lugares em que isso acontece, o índice de violência tende a aumentar. Portanto, nem sempre existe qualidade de vida em um país ou região com PIB elevado.
Como um contraponto, foi criado o IDH. Ele é um dos indicadores sociais mais importantes para quem busca fazer a avaliação de regiões. Afinal, não analisa somente a parte econômica, mas também a qualidade de vida.
Por isso, quando você pensar na localização de imóvel, deve considerar o IDH. Ele é muito mais amplo e ajudará a saber se a região tem acesso a serviços públicos, boas escolas, hospitais, baixo índice de violência etc.
O que significa IDH e por que ele é tão importante?
IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano e ele é tão importante, porque compara indicadores de alfabetização, riqueza, educação, natalidade, expectativa de vida e mais. Portanto, ele analisa o nível de qualidade de vida e bem-estar de uma população, e mostra a eficiência das políticas públicas.
Na prática, analisar o IDH permite que você saiba qual cidade é melhor, onde você terá mais oportunidades, o local em que sua família ficará mais segura etc. Isso ajuda a escolher um bairro para morar e até decidir qual é o melhor imóvel para comprar, seja para morar, seja para investir.
Leia também: 4 dicas para escolher em qual tipo de imóvel investir, residencial ou comercial
Como o IDH influencia a qualidade de vida em diferentes áreas?
O IDH influencia a qualidade de vida em diferentes áreas por mostrar os pontos positivos e negativos de cada setor. Assim, indica possíveis deficiências e permite que os governos definam políticas públicas para melhorar o bem-estar da população.
Isso é ainda mais importante quando se utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Ele funciona como o IDH, mas é voltado para municípios. Assim, ele mostra onde estão as cidades com mais qualidade de vida e quais são os piores lugares.
Como avaliar o IDH de uma região antes de comprar um imóvel?
Para avaliar o IDH de uma região antes de comprar um imóvel, você pode observar o IDHM da cidade. É possível encontrá-lo no site do IBGE ou no site Atlas Brasil. Basta acessar e escolher o âmbito que deseja pesquisar.
No IBGE, você digita um estado ou uma cidade e visualiza os dados que aparecem. Assim, aparecerá a área, a população residente, a densidade demográfica, a escolarização de 6 a 14 anos e o IDHM. Essa é uma forma de avaliar o município.
Se quiser algo mais detalhado, use o site Atlas Brasil. Ele permite pesquisar por estado, município, região metropolitana (RM) ou Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH), que traz as principais áreas das cidades.
Por exemplo, você pode escolher UDH e digitar “Florianópolis”. Dessa forma, aparecerão todas as regiões analisadas. Você poderá ver os dados do Centro, Cacupé, Agronômica, Trindade, Ingleses, Lagoa da Conceição e por aí vai. Assim, poderá visualizar quais são os melhores lugares para morar.
Leia também: Entenda como é o custo de vida em Florianópolis e veja se morar na cidade cabe no seu bolso
Quais são os métodos de cálculo e fatores considerados no IDH?
Os métodos de cálculo e fatores considerados no IDH partem de 3 aspectos principais: educação, renda e saúde. Todos têm o mesmo peso, mas são analisados separadamente e unidos depois para descobrir a média.
No caso da educação, avalia-se o conhecimento geral da população. Isso é verificado pelas taxas de escolarização, alfabetização e nível de instrução médio dos adultos. Também se considera a expectativa de anos escolares por criança.
No quesito renda, o foco é descobrir se é possível ter um nível de vida com dignidade. Isso é descoberto analisando o PIB per capita, isto é, por habitante. Assim, chega-se à conclusão de como é o padrão de vida médio por pessoa.
Ainda tem a saúde, que causa impacto direto na qualidade de vida. Esse fator é analisado pela expectativa de vida ao nascer, total de mortes precoces devido ao acesso à saúde, causas da mortalidade infantil e taxas de violência.
A partir desses resultados individuais, faz-se a média dos 3 resultados. Ou seja, as pontuações são somadas e divididas por 3. Esse é o IDH do local.
Aqui, vale a pena observar que o resultado pode variar de 0 a 1. Quanto mais alto, melhor. Nesse cenário, as faixas consideradas são:
- Muito baixo: 0,000 a 0,499;
- Baixo: 0,500 a 0,599;
- Médio: 0,600 a 0,699;
- Alto: 0,700 a 0,799;
- Muito alto: 0,800 a 1,000.
Quando se avalia os resultados do Brasil, os 10 municípios com melhor IDH são:
- São Caetano do Sul (SP): 0,862;
- Águas de São Pedro (SP): 0,854;
- Florianópolis (SC): 0,847;
- Balneário Camboriú (SC): 0,845;
- Vitória (ES): 0,845;
- Santos (SP): 0,840;
- Niterói (RJ): 0,837;
- Joaçaba (SC): 0,827.
- Brasília (DF): 0,824;
- Curitiba (PR): 0,823.
Qual o impacto do IDH na valorização de imóveis?
O impacto do IDH na valorização de imóveis é que, quanto melhor for o resultado desse indicador social, maior é a qualidade de vida. Então, o preço dos imóveis tende a aumentar, o que é positivo para compradores e investidores. Ao mesmo tempo, o valor do aluguel também é elevado, porque reflete o alto Índice de Desenvolvimento Humano.
Isso significa que ter bom acesso à saúde e educação, baixos índices de violência e bons resultados em diferentes indicadores sociais gera bem-estar. Portanto, o mercado imobiliário é aquecido.
Leia também: Entenda o IDH dos estados brasileiros e confira as cidades que mais se destacam pelo desenvolvimento humano
Que tal ter mais qualidade de vida para o seu dia a dia?
Você pode ter muita qualidade de vida no seu dia a dia escolhendo uma das cidades com excelente IDHM. Ou pode avaliar uma boa região para viver. De qualquer forma, saiba que você pode contar com o QuintoAndar para encontrar o imóvel e localização ideais.
Com os nossos filtros de pesquisa e o mapa interativo, disponíveis na plataforma, você acha a casa ou apartamento que sempre quis, em diversas localidades do Brasil.
Acesse o site ou app do QuintoAndar e confira!