Tudo o que você precisa saber sobre averbação de construção: o que é, quanto custa e passo a passo

Veja como regularizar a obra e evitar problemas na hora de vender, financiar ou usar seu imóvel como garantia

Por Redação - 08/06/2025 às 22:44
Atualizado: 08/06/2025 às 22:56
Imagem de um homem trabalhando na construção de um prédio segurando um tablet e sorrindo para ilustrar matéria sobre averbação de construção

Nem toda construção acaba quando a obra termina. Para que um imóvel seja oficialmente reconhecido, é preciso dar um passo além e fazer a averbação de construção. Esse processo atualiza a matrícula no cartório e garante que a casa ou prédio esteja regularizado perante a lei. 

Sem isso, o imóvel continua sendo tratado apenas como um terreno. Ou seja, quem constrói ou reforma e deixa de averbar pode enfrentar dificuldades para vender, financiar ou até alugar a propriedade. Além disso, a falta da averbação também impede o uso do imóvel como garantia em empréstimos e pode gerar multas, IPTU retroativo e outras dores de cabeça.

Mas, afinal, o que é averbação de construção? Como fazer esse processo? Quais documentos são exigidos e quanto custa? Para tirar essas e outras dúvidas, é só continuar a leitura deste artigo. Vamos lá?!

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Como fazer a regularização de imóveis para vender?

O que é averbação de construção?

Imagem de uma pessoa trabalhando em uma obra escrevendo em uma prancheta para ilustrar matéria sobre o que é averbação de construção
Averbar uma construção significa atualizar a matrícula para reconhecer a existência de uma obra

A averbação de construção é o registro que torna oficial a existência de uma casa ou prédio construído em um terreno. Assim, a averbação atualiza a matrícula do imóvel para registrar que ali não existe apenas um lote vazio, mas uma construção finalizada e regularizada em cartório.

Sem essa atualização, o imóvel continua sendo tratado como um terreno. Aliás, isso acontece mesmo que a obra já esteja pronta e habitada.  

Também é a partir deste registro que impostos como IPTU, por exemplo, passam a refletir a realidade da propriedade.

Como funciona a averbação de construção?

A averbação de construção acontece depois que a obra foi concluída e vistoriada pela prefeitura. 

Com base nessa vistoria, são emitidos documentos como o Habite-se e a certidão de conclusão da obra. Esses documentos, junto à Certidão Negativa de Débitos do INSS (quando aplicável), são levados ao cartório responsável para atualizar a matrícula do imóvel.

O procedimento pode variar de cidade para cidade, especialmente no que diz respeito às exigências municipais, mas em geral segue essa lógica: primeiro a obra é autorizada, depois executada, vistoriada e, por fim, registrada. 

Nesse sentido, é só com essa última etapa que o imóvel passa a existir legalmente da forma como foi construído.

Como fazer a averbação de uma construção?

Imagem de pessoas ao redor de uma mesa com papéis relacionados a um imóvel e equipamentos de construção para ilustrar matéria sobre como averbar a construção de um imóvel na matrícula
Depois de reunir os documentos, preencha o requerimento e leve tudo ao cartório para averbar a construção

Para averbar uma construção, o primeiro passo é reunir todos os documentos obrigatórios, incluindo o Habite-se ou alvará de regularização, a Certidão Negativa de Débitos, o número da matrícula do imóvel e um requerimento assinado pelo proprietário com firma reconhecida.

Com esses documentos em mãos, o interessado deve ir ao Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado. Lá, será feito o pedido formal da averbação.

Em resumo, alguns cartórios exigem que o requerimento contenha informações como a área construída, a localização da obra e se houve mão de obra contratada – o que pode influenciar em tributos a serem pagos.

Se você está se perguntando como averbar a construção de um imóvel na matrícula, saiba que o procedimento pode levar alguns dias e envolve o pagamento de uma taxa, calculada com base em critérios como o valor da obra ou o metro quadrado da construção.

Quais os documentos necessários?

Os documentos exigidos para a averbação podem variar conforme a localidade, mas, de forma geral, é necessário apresentar:

  • Habite-se emitido pela prefeitura ou alvará de regularização;
  • Certidão Negativa de Débitos do INSS (ou certidão positiva com efeito de negativa);
  • Requerimento do proprietário, com firma reconhecida;
  • Número da matrícula do imóvel;
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico;
  • Planta ou projeto da obra, se solicitado;
  • Comprovante de pagamento das taxas cartorárias.

Requerimento para averbação de construção

O requerimento é um dos documentos mais importantes do processo. Dessa forma, o proprietário do imóvel deve assinar o documento, reconhecer firma e entregá-lo ao cartório junto com os demais itens exigidos.

Normalmente, esse requerimento deve incluir informações básicas sobre a obra, como:

  • Endereço do imóvel;
  • Matrícula do imóvel
  • Área construída;
  • Finalidade da construção (residencial, comercial etc.);
  • Valor da obra
  • Declaração sobre a contratação ou não de mão de obra assalariada. 

Qual o valor da averbação de construção?

Imagem de um homem segurando um lápis para escrever em um projeto arquitetônico que está em cima da mesa em frente a um notebook para ilustrar matéria como como calcular o valor da averbação da construção
O valor da averbação depende da área construída e do estado

O custo da averbação de construção depende de fatores como a localização do imóvel, a área construída e o valor estimado da obra. 

Durante o processo, também podem existir outros gastos, como a regularização do projeto, pagamento do INSS da obra (caso não tenha sido feito ainda), emissão do Habite-se e serviços técnicos para planta ou laudo. 

Por isso, como calcular o valor da averbação de construção vai depender da situação da obra e da documentação já disponível.

Para que serve a averbação de construção?

A averbação de construção serve para garantir que o imóvel esteja legalmente registrado como foi, de fato, construído.

Isso permite que o proprietário venda, financie ou utilize o imóvel como garantia em operações de crédito.

Além disso, a averbação serve como base para a atualização do valor venal do imóvel e para o cálculo correto de tributos como o IPTU. Em casos de herança, divórcio ou doação, também facilita a formalização dos processos junto à Justiça e aos cartórios.

Continue a leitura: Imóvel de herança: o cônjuge tem direito? Conheça os direitos das partes envolvidas

A averbação de construção é obrigatória?

Sem a averbação, a obra não existe perante a lei

Sim, a averbação de construção é obrigatória sempre que há uma edificação concluída ou modificada em um terreno registrado. 

Isso acontece porque a legislação exige que qualquer alteração estrutural relevante, como a construção de uma casa, edícula, prédio ou reforma que amplie a área útil, por exemplo, seja registrada na matrícula do imóvel.

Essa obrigatoriedade tem como base o princípio da publicidade e da regularidade registral: ou seja, um imóvel só existe formalmente do jeito que está construído se essa realidade estiver registrada no cartório. 

Além disso, a averbação garante que o imóvel atenda aos critérios urbanísticos e legais do município, o que inclui questões como uso do solo, recuos, altura da construção e impacto ambiental.

Portanto, se você acabou de concluir uma obra, regularizar essa construção por meio da averbação é um passo que não pode ser ignorado. Sem isso, o imóvel está incompleto do ponto de vista jurídico, mesmo que esteja pronto para uso.

Quais são os riscos de não fazer a averbação?

Deixar de fazer a averbação de construção pode trazer uma série de problemas.

Um dos principais riscos é que, para efeitos legais, a construção simplesmente não existe. De modo geral, isso impede a venda do imóvel por meio de financiamento bancário ou até mesmo que ele sirva como garantia em empréstimos.

Além disso, o proprietário pode ser multado pela prefeitura, ter que pagar IPTU retroativo, enfrentar dificuldades para obter licenças futuras ou até sofrer a interdição da obra. Em casos extremos, a construção irregular pode ser demolida.

Outro ponto importante: imóveis sem averbação de construção costumam valer menos no mercado. Afinal, a falta de regularização gera desconfiança e limita o número de interessados em uma possível venda ou locação. 

Saiba mais: Prenotação: saiba o que é e como esse documento protege os interesses do comprador de um imóvel

Compre ou alugue com o QuintoAndar

Se você está pensando em comprar ou alugar um imóvel que já passou por obras ou reformas, saber se a averbação de construção foi feita corretamente pode fazer toda a diferença. Isso porque imóveis regularizados oferecem mais segurança para compradores e vendedores. 

E se você é um investidor, contar com a Calculadora QPreço, a ferramenta de precificação exclusiva do QuintoAndar, pode otimizar as negociações. Afinal, a Calculadora avalia em tempo real os valores de mercado e te ajudar a definir o melhor valor para alugar ou vender um imóvel. Veja como funciona:

Além disso, proprietários que alugam no QuintoAndar ainda contam com aluguel garantido e um serviço de administração completo para facilitar todo o processo. Acesse o site ou app da maior plataforma de moradia da América Latina e aproveite as vantagens da tecnologia a seu favor!

Conclusão

Fazer a averbação de construção é uma etapa fundamental para garantir que o imóvel esteja em dia com a legislação e não perca valor de mercado. Além de ser obrigatória, essa regularização é o que valida a propriedade para transações e financiamentos, por exemplo. 

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu
Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2026 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu